Covid-19: Hospital de campanha em Aveiro e cirurgias programadas canceladas

| País
Porto Canal com Lusa

Aveiro, 13 mar 2020 (Lusa) -- A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga informou que foi hoje montado, em frente ao Serviço de Urgência do Hospital de Aveiro, um hospital de campanha e que decidiu cancelar todas as cirurgias programadas.

"A decisão, do Conselho de Administração do CHBV de instalar este equipamento, prende-se com a necessidade de continuar o trabalho de contenção de propagação do vírus, criando, assim, circuitos completamente independentes, quer para doentes suspeitos de infeção [pelo novo coronavírus] , quer para os demais doentes, reforçando, desta forma, a segurança de todos", explica uma nota informativa daquela entidade.

O conselho de administração do CHBV decidiu também cancelar "toda a atividade cirúrgica programada e adicional, agendada para o Hospital de Aveiro, a partir das 14:00 de hoje, e cancelar toda a atividade programada e adicional de ambulatório agendada para a Unidade de Cirurgia de Ambulatório de Águeda".

As medidas são justificadas pela necessidade de "dar o máximo de resposta possível às pessoas que recorram ao CHBV com suspeitas de Covid-19, continuando a prestar os devidos cuidados aos doentes internados e aos que, por outros motivos, procuram o Serviço de Urgência".

O hospital de campanha em causa foi cedido pela delegação da Cruz Vermelha de Águeda.

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga abrange os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, não havendo para este último qualquer alteração anunciada.

O número de casos confirmados em Portugal de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu hoje para 112, mais 34 do que os contabilizados na quinta-feira, e os casos suspeitos duplicaram para 1.308.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), dos 1.308 casos suspeitos, 172 aguardam resultado laboratorial.

Há ainda 5.674 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

O boletim de hoje indica que há 11 cadeias de transmissão ativas, quase o dobro das registadas na quinta-feira.

Dos 112 casos confirmados de Covid-19 em Portugal, 107 estão internados.

A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (53), seguida da Grande Lisboa, que duplicou o número de casos para 46 (eram 23), e das regiões Centro e do Algarve, ambas com seis casos confirmados da doença. Há um caso confirmado no estrangeiro, segundo o boletim epidemiológico diário.

A doença Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, foi classificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na quarta-feira.

Em todo o mundo já foram infetadas mais de 131.000 pessoas e morreram mais de 4.900.

Em Portugal, o Governo decretou na quinta-feira o estado de alerta, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Já tinham sido tomadas outras medidas em Portugal para conter a pandemia, como a suspensão das ligações aéreas com a Itália.

MSO // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.