Covid-19: Sindicato apela à "não adesão" dos trabalhadores de Braga à greve de quinta-feira

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 11 de mar 2020 (Lusa) - O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN) apelou hoje aos trabalhadores do Hospital de Braga para a "não adesão" à greve agendada para quinta-feira e cancelou a concentração frente ao Ministério da Saúde.

Em comunicado enviado à Lusa, o STFPSN explica que o apelo tem em consideração "os recentes desenvolvimentos em torno da epidemia por infeção do COVID-19".

A manifestação marcada também para quinta-feira frente ao ministério da Saúde foi cancelada, avisa o sindicato.

"Assim, tendo em conta os apelos das autoridades nacionais de saúde e o interesse público superveniente, os profissionais de saúde do Hospital de Braga responderão afirmativamente a este apelo, com o seu elevado sentido de responsabilidade", aponta o texto.

O sindicato realça que os conflitos, que se prendem com aquilo que o sindicato considera uma "demora na Adesão ao Contrato Coletivo de Trabalho" por parte de todos s trabalhadores do Hospital de Braga, que até 01 de setembro de 2019 funcionou em Parceria Público Privada.

O STFPSN acusa no entanto de "autismo os responsáveis governamentais", uma vez que segundo explicou à Lusa o sindicalista Orlando Gonçalves "falta apenas a marcação de uma data para a marcar a adesão".

Na segunda-feira os trabalhadores do Hospital de Braga cumpririam um dia de greve contra a "discriminação salarial" e "o atraso" na adesão aqueles contratos.

JCR//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.