Covid-19: "Governo não tem de ter receio em tomar decisões de contenção"

| País
Porto Canal com Lusa

Porto, 11 mar 2020 (Lusa) - O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje que "o Governo não tem de ter receio em tomar decisões de contenção" do surto de Covid-19 para que Portugal "não passe por aquilo que outros países passaram".

"Estamos numa fase importante de contenção da doença. O Governo vai hoje tomar decisões que são decisões importantes para o país e o Governo não tem de ter receio em tomar decisões de contenção porque são mesmo necessárias", disse Miguel Guimarães.

O bastonário da OM, que falava aos jornalistas no Porto à saída de uma reunião com o conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), frisou que todos os setores têm de estar "unidos no objetivo de conter a doença e tratar quem está infetado" nem que isso implique "fazer alguns sacrifícios".

"Não queremos que Portugal passe por aquilo que passaram outros países, nomeadamente a Itália. E para que isso não aconteça é preciso quebrar a transmissão do vírus e isso significa fazer alguns sacrifícios temporariamente", afirmou.

Questionado sobre as medidas considera que devem ser adotadas de imediato e se defende o fecho de estabelecimentos escolares, Miguel Guimarães disse que "a OM não tem de ter posição sobre o encerramento das escolas", no entanto, "como médico e cidadão ativo", defende que "se as escolas forem consideradas como locais onde o vírus pode ser transmitido, o Governo deve considerar seriamente encerrá-las".

"E terá todo o apoio da OM. Todas as medidas consideradas principais, não vale a pena adiá-las um dia ou dois dias", sublinhou.

Atualmente estão ativados no país 10 hospitais no âmbito do tratamento e contenção do surto Covid-19 e o bastonário da OE, que esta manhã reuniu com o presidente do conselho de administração do CHUSJ, Fernando Araújo, bem como com o diretor do serviço de infecciologia, António Sarmento, apelou para que outras medidas sejam pensadas.

"Se calhar devíamos ter mais [hospitais ativados]. Se calhar já devíamos ter pensado na possibilidade de termos hospitais dedicados apenas ao Covid-19, pelo menos um na região Norte e um na Centro e outro na Sul. Se for para fazer isso é melhor ativar imediatamente", disse, acrescentando o exemplo do Reino Unido, onde "doentes pouco sintomáticos recebem a visita de um médico e de uma enfermeira fazer os testes em casa".

"Dá um certo alívio e impede a contaminação. A senhora ministra e a diretora-geral de saúde estarão a equacionar estas medidas. Admito que sim. É natural que sim. A decisão tem de ser já", frisou, após uma reunião na qual também participou o presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, António Araújo.

Miguel Guimarães aproveitou ainda para elogiar a "equipa fantástica" do Hospital São João pelo "trabalho extraordinário" que está a fazer, apontando que "os profissionais de infecciologia estão a trabalhar quase 24 sobre 24 horas" e referiu ter-lhe sido transmitido que o CHUSJ está a tratar 29 doentes com o novo vírus.

A epidemia de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, foi detetada em dezembro na China e já provocou mais de 4.200 mortos.

Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 631 mortos e mais de 10.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

A quarentena imposta pelo governo italiano ao Norte do País foi alargada a toda a Itália.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

Portugal regista 59 casos confirmados de infeção, segundo as últimas informações da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgadas na terça-feira.

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 471 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Segundo a DGS, há ainda 3.066 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

Os residentes nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

PFT // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.