Situação de Portugal não tem melhoras - líder da UGT

| País
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 19 mar (Lusa) -- O líder da central sindical UGT, Carlos Silva, disse hoje, em Bruxelas, não ver melhoras na situação do país, acrescentando que o Governo continua "apostado" na continuação das políticas de austeridade.

"As pessoas é que determinam se o país está melhor ou pior e o que temos ouvido -- até dos empresários -- é que não está melhor", disse.

"Vemos que os números de janeiro do Instituto de Emprego e da Formação Profissional mostram um aumento de desempregados de 14 mil pessoas, continuamos a ser um país de emigração e a ter uma taxa de desemprego elevada", disse Carlos Silva, que hoje participou numa reunião da Confederação Europeia de Sindicatos.

O líder sindical reconheceu haver "indícios que permitem vislumbrar alguma situação positiva", mas negou que seja o suficiente "para que o país possa fazer face a um programa tremendamente nefasto para a expectativa das pessoas".

Sobre o encontro de segunda-feira entre o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o líder socialista, António José Seguro, Carlos Silva comentou: "já percebemos que algumas matérias são insanáveis e que o primeiro-ministro e o Governo estão apostados numa política de austeridade".

"E já percebemos também que não estão em condições -- ou porque não querem ou porque não podem -- de desacelerar a política de agravamento dos portugueses", acrescentou o sindicalista, sublinhando que Seguro defende que o cumprimento do rigor orçamental não seja tão agressivo.

"Os próximos desenvolvimentos, na minha opinião, não trarão nada de bom aos trabalhadores do nosso país", disse.

IG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.