Momento actual é o princípio da resolução das consequências da crise - Paulo Azevedo

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 19 mar (Lusa) -- O presidente executivo da Sonae, Paulo Azevedo, afirmou hoje que o momento que o país vive atualmente pode ser o início da resolução dos problemas económicos e sociais que se foram acumulando ao longo dos últimos anos.

Durante a apresentação de resultados de 2013 da Sonae, Paulo Azevedo, que disse não ter "competência" para opinar sobre a existência ou ausência de um programa cautelar, mostrou-se otimista quanto ao futuro, quer do grupo quer do país, e declarou que "este ponto pode começar a ser o ponto em que se começam a resolver os problemas que [se foram] acumulando ao longo dos últimos três ou quatro anos".

"Parece, não sei bem por que razão, que é muito difícil falar do fim da crise em Portugal. Obviamente que quando se fala do processo de inversão de uma crise não se fala de os problemas terem desaparecido. Todo o processo de crescimento económico esteve a acumular problemas sociais e económicos em Portugal e não é no momento de viragem que os problemas desaparecem, é no momento em que já percorremos um percurso igual ascendente ao percurso descendente que teremos que resolver todos os problemas", afirmou o responsável da empresa.

Assim, Paulo Azevedo reconheceu que ainda "há muitos problemas para resolver", sendo a atualidade "não o fim das consequências da crise, [mas] o princípio da resolução das consequências da crise".

"O que nos faz acreditar na sustentação disto - há várias coisas -, mas as mais diretas são o crescimento do emprego, que ainda não é grande, mas já é significativo, e em segundo lugar o brutal crescimento dos índices de confiança", afirmou o presidente executivo da Sonae, que sublinhou diversas vezes o "facto absolutamente incontornável" de a situação financeira das famílias ter, em média, melhorado.

A Sonae atingiu em 2013 um resultado líquido atribuível aos acionistas de 319 milhões de euros, assente nos ganhos resultantes da fusão entre Zon e Optimus, tendo o resultado direto crescido 21,7%, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado, a empresa revelou que as vendas aumentaram 3% em 2013, em comparação com o ano anterior, alcançando os 4.821 milhões de euros, enquanto o EBITDA (resultados antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu 1,2%, para 475 milhões de euros.

TDI// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.