"Para Portugal sair do programa precisa de um mecanismo de seguro" - Vítor Gaspar

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 mar (Lusa) -- O anterior ministro das Finanças, Vítor Gaspar, defendeu hoje que Portugal precisa de um mecanismo de seguro para o período pós-'troika'.

"Relativamente à saída do programa tenho uma ideia inteiramente idêntica à de Teixeira dos Santos e de Ferreira Leite. Para Portugal sair do programa precisa de um mecanismo de seguro, de um mecanismo de solidariedade, um apoio condicional da parte da Europa", salientou Vítor Gaspar quando questionado pelos jornalistas sobre se Portugal deveria ter, ou não, um programa cautelar depois de terminado o atual programa de assistência.

As declarações do anterior titular da pasta das Finanças foram feitas à margem do Fórum das Políticas Públicas 2014, a decorrer em Lisboa, onde participou com o seu antecessor Fernando Teixeira dos Santos, Manuela Ferreira Leite e António Bagão Félix, ambos antigos ministros das Finanças.

SMS // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.