Contrato dos navios asfalteiros será transferido para a Empordef

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 mar (Lusa) - O contrato para a construção de dois navios asfalteiros encomendados pela Venezuela aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo vai ser assumido pela Empordef, que passará a gerir a sua execução, disse hoje o presidente daquela 'holding' estatal.

"Temos perspetivada a transferência do contrato para o grupo Empordef, para uma das sociedades que vá gerir no futuro as diferentes empreitadas para dar materialização ao contrato", disse Vicente Ferreira, em resposta ao deputado do CDS-PP Abel Baptista.

O presidente da 'holding' estatal das empresas de Defesa, Vicente Ferreira, está hoje a ser ouvido desde as 17:00 na comissão parlamentar de inquérito ao processo que levou à subconcessão dos terrenos e infra-estruturas dos ENVC, que decorre no parlamento.

Em resposta ao deputado do PS Jorge Fão, que questionou se o gestor "ainda acredita" que os asfalteiros serão construídos, Vicente Ferreira disse que a liquidação da sociedade ENVC colocou "constrangimentos" à execução do contrato, mas "não impedirá" que sejam construídos, recorrendo à subcontratação, nos termos do modelo que está a ser negociado entre os dois Estados.

No início de fevereiro, as administrações dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e da Empordef retomaram, na Venezuela, as negociações para definir o futuro modelo de construção de dois navios asfalteiros, face à liquidação da empresa pública.

As reuniões envolveram a administração da empresa Petróleos da Venezuela (PDVSA) Naval, que em 2010 encomendou estes navios aos ENVC por 128 milhões de euros, e visaram definir um novo titular para este contrato, tendo em conta o fecho dos estaleiros públicos, cujos terrenos e infraestruturas já foram subconcessionados ao grupo Martifer.

SF (PYJ) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.