Contrato dos navios asfalteiros será transferido para a Empordef

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 mar (Lusa) - O contrato para a construção de dois navios asfalteiros encomendados pela Venezuela aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo vai ser assumido pela Empordef, que passará a gerir a sua execução, disse hoje o presidente daquela 'holding' estatal.

"Temos perspetivada a transferência do contrato para o grupo Empordef, para uma das sociedades que vá gerir no futuro as diferentes empreitadas para dar materialização ao contrato", disse Vicente Ferreira, em resposta ao deputado do CDS-PP Abel Baptista.

O presidente da 'holding' estatal das empresas de Defesa, Vicente Ferreira, está hoje a ser ouvido desde as 17:00 na comissão parlamentar de inquérito ao processo que levou à subconcessão dos terrenos e infra-estruturas dos ENVC, que decorre no parlamento.

Em resposta ao deputado do PS Jorge Fão, que questionou se o gestor "ainda acredita" que os asfalteiros serão construídos, Vicente Ferreira disse que a liquidação da sociedade ENVC colocou "constrangimentos" à execução do contrato, mas "não impedirá" que sejam construídos, recorrendo à subcontratação, nos termos do modelo que está a ser negociado entre os dois Estados.

No início de fevereiro, as administrações dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e da Empordef retomaram, na Venezuela, as negociações para definir o futuro modelo de construção de dois navios asfalteiros, face à liquidação da empresa pública.

As reuniões envolveram a administração da empresa Petróleos da Venezuela (PDVSA) Naval, que em 2010 encomendou estes navios aos ENVC por 128 milhões de euros, e visaram definir um novo titular para este contrato, tendo em conta o fecho dos estaleiros públicos, cujos terrenos e infraestruturas já foram subconcessionados ao grupo Martifer.

SF (PYJ) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.