Encerramento da dos ENVC custará entre 250 a 300 ME

Encerramento da dos ENVC custará entre 250 a 300 ME
| Norte
Porto Canal

O presidente da Empresa Portuguesa de Defesa (Empordef), Vicente Ferreira, estimou hoje que o custo do encerramento dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo se situará entre 250 a 300 milhões de euros.

"Como estamos numa fase de alienação de ativos é difícil fazer o saldo mas será sempre no intervalo entre os 250 milhões de euros a 300 milhões de euros. Algo que dependerá por que preço se vende o Atlântida. Por que valores se conseguem vender os diferentes ativos, é um processo em contínuo mas no final será entre estes valores", afirmou.

O presidente da Empordef (holding estatal das empresas de Defesa) respondia ao deputado do PS Jorge Fão, na audição que decorre na comissão de inquérito ao processo que levou à subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

O gestor defendeu que a solução encontrada pelo Governo, após a inviabilização do processo de privatização, permitiu "travar um processo de destruição de valor galopante" e "travar a delapidação do erário público".

O socialista Jorge Fão tinha questionado Vicente Ferreira sobre os custos finais, para o erário público, do encerramento dos Estaleiros, referindo a absorção do "passivo de 300 milhões de euros" mais "30 milhões de euros para limpar a casa" e indemnizações pelas rescisões por mútuo acordo.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.