Ucrânia: Ministro do Interior faz convocatória para nova Guarda Nacional

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 13 mar (Lusa) - O ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, fez hoje uma convocatória para a Guarda Nacional, uma nova força policial militarizada, a qual deverá ser criada hoje pelo Parlamento da Ucrânia.

"Cerca de 20 mil ucranianos poderão formar, em breve, a reserva especial da Guarda Nacional preparando-se para cumprir as tarefas de defesa da paz e estabilidade no país", escreveu Arsen Avakov, na sua página do Facebook.

Segundo o ministro, aproximadamente 50 mil ucranianos já se mostraram dispostos a integrar as 'fileiras' da Guarda Nacional, cuja instrução terá início na manhã de sexta-feira.

"A criação da Guarda Nacional da Ucrânia é um passo muito importante para o país como resposta às tentativas externas para desestabilizar a situação", apontou o responsável, em referência à intervenção russa na república autónoma da Crimeia.

O Presidente interino da Ucrânia, Olexandre Turchinov, ordenou, na terça-feira, a criação da Guarda Nacional no quadro da escalada de tensão entre Kiev e Moscovo devido à situação na Crimeia.

O parlamento da Crimeia aprovou, na terça-feira, uma declaração de independência face à Ucrânia, passo prévio ao referendo de domingo para permitir a sua anexação à Rússia, um plebiscito considerado "ilegal" por Kiev e por parte da comunidade internacional.

DM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.