PS discute formas de combater o desemprego em debate internacional em Coimbra

| Política
Porto Canal / Agências

Coimbra, 12 mar (Lusa) - O PS quer discutir e apresentar propostas de combate ao desemprego, num debate internacional, na sexta-feira, em Coimbra, que conta com a presença do líder dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu e do secretário-geral do partido.

O debate, que começa às 17:00, no auditório Bissaya Barreto, pretende colocar o tema de "emprego para todos" na "agenda política portuguesa e na agenda política europeia", procurando, durante o evento, debater, refletir e propor "medidas concretas no plano europeu que permitam ultrapassar as dificuldades hoje existentes", afirmou Pedro Coimbra, presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS, que coorganiza a iniciativa.

O líder distrital do PS sublinhou que se pretende "incluir as propostas refletidas" na iniciativa de sexta-feira "no debate político, no discurso dos candidatos socialistas, mas também no próprio programa político do centro-esquerda europeu, onde o PS se insere".

"Passaram seis anos após o início da grande recessão europeia e o défice e a dívida pública permanecem muito elevados. E a Europa, e Portugal em particular, apresentam índices de desemprego absolutamente alarmantes", disse à Lusa Pedro Coimbra.

O contexto atual "é um autêntico pesadelo imposto pelos políticos da direita europeia e da direita portuguesa, que governam Portugal e a Europa, e que têm adiado políticas de crescimento económico", criticou Pedro Coimbra.

"O centro-esquerda europeu tem outra visão para a Europa", frisou, referindo que o debate servirá para "se encontrarem formas de se inverter o caminho de austeridade".

O Partido Socialista "entende que as políticas europeias são muito importantes" para se "encontrar uma solução para o país", explanou.

Pedro Coimbra alertou ainda para "o empobrecimento geral", recordando que, para além das "centenas de milhares de postos de trabalho destruídos", "aqueles que mantêm o emprego vivem hoje pior".

A sessão é encerrada por António José Seguro, secretário-geral do partido, por volta das 20:00, estando também prevista a intervenção do cabeça de lista socialista para as eleições europeias, Francisco Assis, assim como de Edite Estrela, presidente da delegação socialista portuguesa no Parlamento Europeu.

No plano internacional, para além da intervenção de Hannes Swoboda, líder dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu, o debate de sexta-feira conta com a presença de Pervenche Berès, eurodeputada francesa e presidente da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais, e Alejandro Cercas, eurodeputado espanhol e coordenador da mesma comissão.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.