FC Porto vence Arouca e encurta distância para o Sporting

| FC Porto
Porto Canal

O FC Porto regressou hoje aos triunfos, com uma vitória por 4-1 sobre Arouca, em partida da 22.ª jornada da I Liga portuguesa, marcada pela estreia do técnico Luís Castro no banco dos "dragões".

A equipa portuense vinha de uma série de quatro jogos consecutivos sem vencer, e, com este resultado, cava uma distância de sete pontos para o perseguidor Estoril-Praia e coloca-se a dois pontos do segundo classificado, Sporting, que agora está apenas a dois pontos, após o empate (2-2) em Setúbal.

Já o Arouca, continua em situação delicada no último terço da tabela classificativa, perdendo alguma da almofada de conforto em relação aos lugares de despromoção, mantendo-se com os inquietantes 19 pontos.

A diferença de recursos entre os dois conjuntos foi evidente desde os instantes iniciais da partida, com o FC Porto a mostrar determinação para afastar o cenário de intranquilidade das últimas semanas.

Os "dragões" surgiam desinibidos, trocando com alguma facilidade a bola e impondo velocidade nas transições atacantes, perante um Arouca esforçado, mas com evidentes dificuldades para travar os ímpetos contrários.

Nesta toada, não surpreendeu que logo nos primeiros instantes Carlos Eduardo e Jackson Martinez deixassem os primeiros avisos ao guardião do Arouca, Cássio, no que foi o prenúncio do primeiro tento dos dragões, à passagem dos 11 minutos.

André Claro impediu, na área, a progressão de Varela, num lance para grande penalidade que Quaresma, na conversão, não desperdiçou.

Apesar de madrugadora contrariedade, o Arouca mantinha-se preso a uma postura defensiva, sem conseguir armar o contra-ataque, e apenas incomodou o último reduto portista com um remate, muito por cima, de David Simão.

Os locais responderam com eficácia, e depois de uma primeira tentativa de Danilo, foi Carlos Eduardo, aos 23 minutos, num remate à meia volta, a assinar o segundos dos locais.

Apesar de prematura, a vantagem dos "dragões" parecia sólida, mas Rui Sampaio, aos 29 minutos, num remate pleno de oportunidade, na sequência de livre, relançou o jogo.

Ainda antes do intervalo, Quaresma teve nos pés a possibilidade o terceiro golo, numa grande penalidade a castigar derrube de Nuno Coelho a Jackson, mas, na conversão, o extremo portista rematou por cima.

No regresso do descanso, a engrenagem dos portistas surgiu bem mais perra e a equipa perdeu a intensidade do futebol apresentado na etapa inicial, permitindo ao Arouca aproveitar a quebra contrária para se mostrar atrevido e confiante nas investidas.

Enquanto o volume de jogo junto à baliza de Cássio ia diminuindo, os calafrios passavam para Helton, que viu o arouquense Roberto ameaçar o empate.

O FC Porto percebeu que teria de voltar a impor velocidade para não se expor tanto e nos últimos 15 minutos despertou. Quintero, aposta no segundo tempo, deu dois pontapés na apatia da equipa, antecipando o momento da noite assinado por Quaresma.

O avançado redimiu-se da melhor forma do penálti falhado, e com um soberbo remate de primeira, após cruzamento de Ghillas, ampliou a vantagem, que foi selada com o 4-1 final apontado por Jackson Martinez, com a ajuda de um defesa, já nos últimos suspiros.

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto - Arouca, 4-1.

Ao intervalo: 2-1.

Marcadores:

1-0, Ricardo Quaresma, 11 minutos (grande penalidade).

2-0, Carlos Eduardo, 23.

2-1, Rui Sampaio, 29.

3-1, Ricardo Quaresma, 83.

4-1, Jackson Martinez, 90+1.

Equipas:

- FC Porto: Helton, Danilo, Maicon, Abdoulaye, Mangala, Carlos Eduardo (Quintero, 65), Fernando, Defour, Ricardo Quaresma (Licá, 86), Jackson Martinez e Varela (Ghilas, 78).

(Suplentes: Fabiano, Josué, Quintero, Ghilas, Diego Reyes, Licá e Ricardo).

Treinador: Luís Castro.

- Arouca: Cássio, Ivan Balliu, Nuno Coelho, Diego Queiroz, Luís Tinoco, David Simão (Hugo Monteiro, 82), Bruno Amaro, Rui Sampaio, Ceballos, Cissé (Roberto, 59) e André Claro (Pintassilgo, 60).

(Suplentes: Rui Sacramento, Miguel Oliveira, Pintassilgo, Roberto, Stephane, Soares e Hugo Monteiro).

Treinador: Pedro Emanuel.

Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Nuno Coelho (35), Ricardo Quaresma (83) e Mangala (85).

Assistência: 23.507 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.