Malásia avalia tese de terrorismo no desaparecimento do voo MH370

Malásia avalia tese de terrorismo no desaparecimento do voo MH370
| Mundo
Porto Canal

As autoridades da Malásia estão a avaliar a possibilidade de terrorismo no desaparecimento do avião da Malaysia Airlines na madrugada de sábado no Golfo da Tailândia quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim com 239 pessoas a bordo.

De acordo com o ministro dos Transportes, Hishammuddin Hussein, as agências de segurança da Malásia, estão a investigar essa possibilidade depois de informações apontarem para o facto de dois dos passageiros do avião terem embarcado com passaportes roubados, levantando assim os rumores de terrorismo.

"Ao mesmo tempo que ativamos os nossos serviços de informações, informamos todas as unidades antiterrorismo dos países relevantes", disse o ministro.

As primeiras informações davam conta que o avião da Malaysia Airlines tinha desaparecidos na madrugada de sábado às 02:40, mas hoje, o diretor do Departamento de Aviação Civil da Malásia, Azharuddin Abdul Rahman, já disse que a aeronave tinha desaparecido dos radares à 01:30 (hora local), mais de uma hora antes do que inicialmente foi revelado.

Hishammuddin Hussein disse aos jornalistas ter na sua posse os quatro nomes de suspeitos a bordo do avião da Malaysia Airlines que a confirmar-se ter-se despenhado representa o pior desastre de sempre da companhia.

As autoridades da Malásia estão a investigar a possibilidade de atentado e verificam os circuitos internos de televisão do aeroporto de Kuala Lumpur, mas escusam-se a identificar, para já, os passageiros sobre os quais recaem suspeitas.

As informações são, contudo, contraditórias dado que, por um lado, o ministro malaio aponta para quatro nomes do manifesto de passageiros, ao passo que a autoridade da aviação civil indica apenas dois dos nomes.

O avião ainda não foi localizado apesar dos inúmeros meios navais e aéreos de vários países colocados no terreno, no Golfo da Tailândia.

Além da vasta área de mar a percorrer há ainda outra variante que está a dificultar as operações que é apurar a hora exata em que a aeronave desapareceu. A diferença entre as primeiras informações -- 02:40 locais -- e os novos elementos -- 01:30 locais -- representa uma diferença que pode atingir os 800 quilómetros.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.