Mapa judiciário: Penela apresenta ação popular para evitar fecho do tribunal

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 03 mar (Lusa) - O município de Penela anunciou hoje que a Assembleia Municipal aprovou o lançamento de uma ação popular contra o encerramento do Tribunal local, previsto no âmbito da reforma do mapa judiciário.

Em comunicado, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Antunes (PSD), antigo governador civil do distrito, informa que a subscrição de assinaturas para o processo judicial irá decorrer domingo, pelas 10:30m, no edifício dos Paços do Concelho.

"A Assembleia Municipal de Penela deliberou por unanimidade, na sequência da informação disponibilizada pela Câmara Municipal, promover iniciativas de forma clara e determinada, no combate ao encerramento do Tribunal da Comarca de Penela", refere o documento.

Segundo a nota, "os deputados municipais, num espírito de união e com o legítimo direito à indignação, vêm publicamente condenar tal atitude política, por a considerarem uma afronta à dignidade do concelho e dos penelenses".

A Assembleia Municipal considera que "Penela tem planeado o seu futuro, tendo em vista um desenvolvimento sustentável, e tem vindo, sucessivamente, a ser prejudicada por decisões centralistas que afetam a coesão e a competitividade do concelho".

No dia 24 de fevereiro, os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Coimbra assumiram o compromisso de questionarem a ministra da Justiça sobre o encerramento do Tribunal de Penela, no final de uma reunião de trabalho na Câmara, a convite do autarca local, para debater a reforma da justiça e o mapa judiciário.

"Vamos fazer uma pergunta regimental, tentando perceber qual é a situação concreta do Tribunal de Penela e propor também um conjunto de soluções alternativas ao encerramento, que poderão passar pela constituição de um regime de transição para este tribunal", disse José Manuel Canavarro.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.