Resende promove manifestação na sexta-feira contra encerramento do tribunal

Resende promove manifestação na sexta-feira contra encerramento do tribunal
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Resende, no norte do distrito de Viseu, promove na sexta-feira de manhã uma manifestação contra a extinção do tribunal, cuja manutenção considera "indispensável para garantir o acesso à justiça" de todos os munícipes.

A ação de protesto realiza-se em frente ao edifício do tribunal e tem como objetivo "chamar a atenção das entidades governamentais" para as consequências que o seu encerramento pode vir a ter.

A autarquia pretende também demonstrar a "indignação pelo encerramento de um serviço essencial para a fixação da população e desenvolvimento do concelho".

Há cerca de um mês, a Câmara de Resende entregou no Supremo Tribunal Administrativo uma providência cautelar para tentar impedir a extinção do tribunal judicial, argumentando que a sua existência é "um imperativo constitucional".

No documento, era referido que, com esta extinção, estão a ser negados aos habitantes "os direitos fundamentais de acesso aos tribunais para defesa dos seus direitos, liberdades e garantias e de obter uma tutela efetiva e em tempo útil", caso estes sejam ameaçados ou violados.

A autarquia recorda que um dos argumentos usados para justificar a extinção do tribunal de Resende foi a movimentação processual, porque "em cada ano tinha uma pendência de processos inferior a 250".

No entanto, garante que esses números não são verdadeiros, porque no final do ano de 2012 registava-se uma pendência de 609 processos e no de 2013 o mesmo número. Também a realidade económica, social e cultural do concelho "está em contraste com aquela que foi analisada" na reunião de Conselho de Ministros.

O município alerta que a extinção do tribunal terá consequências como o aumento do custo do acesso aos tribunais, o "potenciar o recurso à autodefesa", o abandono de pessoas e "destruir a identidade económica, social e cultural" de Resende.

No distrito de Viseu, a reforma judiciária vai levar ao encerramento dos tribunais de Armamar, Resende e Tabuaço, sendo criadas secções de proximidade em Castro Daire, Oliveira de Frades, Vouzela e S. João da Pesqueira.

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Nove pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.