Nuno Melo vai em quarto lugar na lista do CDS-PP e PSD

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 mar (Lusa) - O CDS-PP vai indicar o quarto e o oitavo elementos da lista conjunta com o PSD para as eleições europeias, segundo o acordo aprovado pela Comissão Política centrista na sexta-feira, disseram à Lusa fontes partidárias.

O mandato dado pela Comissão Política Nacional ao presidente do CDS-PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, ao acordo a ser assinado hoje com o PSD passa pela indicação do quarto lugar e do oitavo na lista às eleições europeias de 25 de maio, disseram as fontes.

Paulo Portas já tinha anunciado que o primeiro nome dos centristas seria o atual eurodeputado Nuno Melo, que integrará, assim, a lista encabeçada pelo social-democrata e também eurodeputado Paulo Rangel.

Serão indicados mais quatro candidatos em posições não elegíveis, de acordo com as mesmas fontes.

O critério para os lugares atribuídos ao CDS-PP foi a aplicação dos resultados que PSD e CDS tiveram nas europeias de 2009 corrigindo o facto de Portugal eleger menos um eurodeputado.

Com o método de Hondt aplicado a esse critério, o CDS teria o quarto e nono lugar, mas a correção ditou que os centristas ficassem com o oitavo.

Em 2004, a última vez que PSD e CDS-PP se apresentaram coligados às eleições europeias, a lista "Força Portugal" era encabeçada pelo ex-ministro social-democrata João de Deus Pinheiro e conseguiu eleger nove eurodeputados. Dos nove, dois foram indicados pelo CDS-PP: Luís Queiró (que estava em quarto lugar na lista conjunta) e Ribeiro e Castro (o nono candidato).

A comissão política mandatou por unanimidade Paulo Portas para assinar o acordo hoje com o PSD, um ato que terá lugar num hotel de Lisboa, pelas 11:00.

As listas serão aprovadas no Conselho Nacional centrista na quarta-feira, em Lisboa.

ACL // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.