Costa remete resposta a proposta do BE sobre Lei de Bases da Saúde para terça-feira

| Política
Porto Canal com Lusa

Santarém, 09 jun 2019 (Lusa) -- O primeiro-ministro remeteu hoje, em Santarém, o debate sobre a Lei de Bases da Saúde para terça-feira, escusando-se a comentar a proposta feita pelo Bloco de Esquerda para viabilizar a aprovação do diploma.

Em visita à Feira Nacional da Agricultura, que decorre até dia 16 no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, António Costa disse apenas estar disponível para falar sobre agricultura, escusando-se a comentar qualquer outro assunto.

"Hoje queria falar daquilo que considero verdadeiramente importante que é a agricultura. Terça-feira será bom dia para falar da Lei de Bases da Saúde", disse o chefe do executivo socialista, frisando não querer "desvalorizar" tanto a proposta do BE como a situação da TAP, sobre a qual foi igualmente questionado pelos jornalistas e que, lembrou, o Presidente da República se pronunciou sábado, igualmente em Santarém.

O Bloco de Esquerda garantiu hoje que aprova a Lei de Bases da Saúde se as Parcerias Público Privadas (PPP) forem retiradas da lei, para serem discutidas mais tarde, e se o atual regime jurídico das PPP for revogado.

A coordenadora nacional do BE, Catarina Martins, disse que a proposta já foi apresentada ao PS e ao Governo, estando agora o partido a aguardar resposta.

Desta forma, o BE propõe-se "ultrapassar o impasse criado e a salvar a Lei de Bases da Saúde", salvaguardando assim que os "passos dados e que são positivos não sejam postos em causa".

MLL (AL) // EL

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.