Adiada reunião do conselho das ordens sobre sindicância aos enfermeiros

Adiada reunião do conselho das ordens sobre sindicância aos enfermeiros
| País
Porto Canal com Lusa

O Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) decidiu adiar a reunião que estava prevista para terça-feira em que ia analisar a sindicância determinada pela ministra da Saúde à Ordem dos Enfermeiros.

"Na sequência dos recentes desenvolvimentos e contactos com as ordens entende-se não estarem reunidas condições para a realização de uma reflexão aprofundada ou plena sobre a matéria da relação entre as tutelas e as ordens profissionais. Designadamente, para efeitos de prevenir eventuais interpretações de ingerência nas respetivas autonomias dos processos em curso", refere uma mensagem do presidente do Conselho às ordens profissionais.

O CNOP é atualmente presidido pelo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

Na mensagem, a que a agência Lusa teve acesso, o presidente do CNOP indica que será depois agendada nova data para a reunião, sem adiantar quando.

O CNOP tinha anunciado na sexta-feira que esta semana iria analisar a questão da sindicância à Ordem dos Enfermeiros, que hoje começou através de elementos da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, por determinação da ministra Marta Temido.

Apesar de a sindicância ter avançado, a Ordem dos Enfermeiros já disse que irá reagir judicialmente, considerando a fragilidade dos fundamentos invocados para a sindicância, que é no fundo uma averiguação geral.

A bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, considera que está a ser alvo de uma perseguição e que a ministra quer condenar os dirigentes da Ordem por delito de opinião.

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.