Face Oculta: Legalmente não era possível começar as alegações -- advogado Castanheira Neves

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 20 fev (Lusa) - O advogado do arguido no processo "Face Oculta" Paiva Nunes defendeu que legalmente não era possível começar as alegações finais do julgamento, que estavam marcadas para hoje, porque ainda não terminou a fase da produção de prova.

Em causa está o facto de a EDP Imobiliária ainda não ter juntado aos autos a documentação que tinha sido requerida em dezembro passado pelo tribunal, a pedido da defesa de Paiva Nunes, que considera "nucleares" estes documentos.

"Em função do último despacho referente a essa questão, o prazo só termina amanhã [sexta-feira], o que significa que os documentos ainda não estão nos autos", disse aos jornalistas o advogado Castanheira Neves, à saída da sala de audiências.

O defensor do ex-admnistrador da EDP Imobiliária realçou ainda que, após a junção dos documentos, "há que respeitar o contraditório", adiantando que o seu cliente pode pretender a produção de prova relativamente a esses documentos.

"Portanto, não era possível legalmente iniciar a fase de alegações antes de esgotar o contraditório", concluiu Paiva Nunes, que requereu a junção aos autos dos referidos documentos "em momento anterior ao início das alegações orais".

Na sequência deste requerimento, o juiz-presidente decidiu adiar o início das alegações, dando ordens para que caso a empresa assistente no processo não preste as informações no prazo concedido, devem ser contactados os respetivos serviços "para que tal informação e documentos sejam imediatamente remetidos".

Ainda durante a manhã, o coletivo de juízes procedeu à recalendarização das alegações, que vão decorrer de 11 de março a 02 de abril.

O procurador do Ministério Público, Marques Vidal, começará às 09:45 do dia 11 de março as suas alegações finais, que deverão estender-se por dois dias.

Após as alegações do MP, os advogados dos assistentes iniciam as suas alegações no dia 13, com a intervenção da Refer, seguindo-se os restantes assistentes no processo.

Por fim, os advogados de defesa dos arguidos começam as suas alegações no dia 18 de março.

As alegações finais dos defensores de José Penedos e Paulo Penedos estão marcadas para 20 de março e para 26 de março estão marcadas as alegações do advogado de Armando Vara.

O defensor do sucateiro Manuel Godinho, o principal arguido no caso, irá alegar no dia 27 de março.

O processo "Face Oculta" está relacionado com uma alegada rede de corrupção que teria como objetivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho, nos negócios com empresas do setor empresarial do Estado e privadas.

Entre os 36 arguidos estão personalidades como Armando Vara, antigo ministro e ex-administrador do BCP, José Penedos, ex-presidente da REN, e o seu filho Paulo Penedos.

JYDN // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.