Face Oculta: Alegações começam hoje e vão durar mais de um mês

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 20 fev (Lusa) - O Ministério Público (MP) inicia hoje as alegações finais do julgamento do processo "Face Oculta", que tem entre os arguidos figuras mediáticas como o ex-ministro socialista Armando Vara, o ex-presidente da REN, José Penedos, e o seu filho Paulo Penedos.

O processo, que começou com as buscas a empresas do sucateiro Manuel Godinho, em setembro de 2008, está a ser julgado há mais de dois anos no tribunal de Aveiro.

A sessão de hoje começa às 09:45 e será dedicada às alegações do MP, que acusa 36 arguidos, incluindo duas empresas, de centenas de crimes de burla, branqueamento de capitais, corrupção e tráfico de influências.

As alegações do MP deverão estender-se até sexta-feira, seguindo-se as alegações dos advogados dos assistentes, a partir do dia 25, com a intervenção da EDP Imobiliária.

Para 04 de março está marcado o início das alegações dos advogados de defesa dos arguidos, com o defensor do sucateiro Manuel Godinho, o principal arguido no caso.

As alegações finais do advogado de Armando Vara estão marcadas para 12 de março, enquanto os defensores de José Penedos e Paulo Penedos alegam a 20 de março.

A semana de 01 a 04 de abril fica reservada para as réplicas e últimas declarações de arguidos.

Durante as 168 sessões do julgamento, foram ouvidas mais de 350 pessoas entre arguidos, testemunhas, peritos e consultores.

Apenas dez dos 36 arguidos aceitaram depor perante o coletivo de juízes (Armando Vara, José Penedos, Paulo Penedos, António Paulo Costa, José António Contradanças, Namércio Cunha, Fernando Santos, Vítor Batista, José Magano Rodrigues e Silva Correia). Todos os restantes, incluindo o sucateiro Manuel Godinho, remeteram-se ao silêncio.

O processo "Face Oculta" está relacionado com uma alegada rede de corrupção que teria como objetivo o favorecimento do grupo empresarial do sucateiro Manuel Godinho, nos negócios com empresas do setor empresarial do Estado e privadas.

Uma das questões mais polémicas do processo reside nas escutas telefónicas que envolvem o ex-primeiro ministro José Sócrates e que foram alvo de várias decisões de destruição do então presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha de Nascimento.

Existem cinco, no entanto, "produtos de voz" (gravações) e 26 mensagens de telemóvel (SMS) que escaparam à ordem de destruição e que permanecem guardados num cofre no Tribunal de Ovar.

O advogado Ricardo Sá Fernandes, que defende o arguido Paulo Penedos, já disse que a destruição das escutas é o "pecado original" deste processo.

O causídico considera "inadmissível" os arguidos não poderem ter acesso a este meio de prova e já pediu a nulidade das escutas, mas o coletivo de juízes remeteu uma decisão sobre esta questão para o acórdão final.

JYDN // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.