Ucrânia: Serviços de segurança lançam operação "antiterrorista" em todo o país

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 19 fev (Lusa) -- Os serviços de segurança ucranianos anunciaram hoje o lançamento de uma operação "antiterrorista" em todo o país, em resposta aos violentos confrontos registados desde terça-feira e que fizeram pelo menos 26 mortos.

"Os grupos extremistas e radicais ameaçam com as suas ações a vida de milhões de ucranianos", indicaram os serviços de segurança, num comunicado.

"Neste contexto, os serviços de segurança e o centro antiterrorista da Ucrânia decidiram hoje lançar em todo o território ucraniano uma operação antiterrorista", afirmou o diretor dos serviços, Oleksandr Yakimenko, citado na nota informativa.

"Hoje, estamos a assistir ao uso de força deliberada e direcionada, através de incêndios, assassinatos, tomada de reféns e intimidação da população com fins criminosos. Tudo isto com recurso a armas de fogo", denunciaram os serviços, que acrescentaram que mais de 1.500 armas de fogo e 100.000 munições tem passado "por mãos de criminosos" desde terça-feira.

A Ucrânia enfrenta "atos terroristas concretos", concluíram as autoridades.

Após várias semanas de calma, a capital, Kiev, voltou na terça-feira a ser palco de violentos confrontos entre ativistas antigovernamentais e forças de segurança, acontecimentos que têm suscitado a condenação da comunidade internacional, nomeadamente na Europa, onde várias vozes já admitiram a possibilidade de impor sanções contra os responsáveis pela repressão.

SCA // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.