Ministro do Ambiente aponta 6 a 10 ME de investimento adicional no litoral

| País
Porto Canal

O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, anunciou hoje estimar entre seis a 10 milhões de euros o valor do investimento "adicional" que o Governo terá de fazer na costa portuguesa devido aos estragos do mau tempo.

A contabilização destes danos ainda não está concluída, mas Jorge Moreira da Silva garantiu, no Porto, pretender "nos próximos dias" lançar os concursos para "rapidamente repor areias, proteger pessoas e bens, reabilitar proteções aderentes e recuperar proteções dunares" para ter as intervenções concluídas "até à abertura da época balnear".

O ministro frisou que esta verba "adicional", para a qual o Governo "está procurar encontrar uma fonte de financiamento, seja nacional, seja de fundos comunitários", se vai juntar aos 300 milhões de euros do Plano de Ação do Litoral (PAL) destinado a 303 intervenções em locais "vulneráveis" da costa, nalguns casos "previstas há décadas".

"Algumas dessas matérias foram já alvo de adjudicação e de contrato nas últimas semanas. Espero que, até ao verão, nos pontos mais vulneráveis, se possam encontrar soluções de proteção da orla costeira. É o caso de Ovar, Ílhavo, Figueira da Foz, Leiria e Costa da Caparica, que tem cerca de seis milhões de euros previstos neste plano", afirmou aos jornalistas, à margem da Conferência "Gás Natural em Portugal".

Sobre a possibilidade de isentar concessionários afetados pelo mau tempo do pagamento de taxas e rendas, Jorge Moreira da Silva disse não ter, para já, "nenhum mecanismo" que possa "garantir esse pedido".

"É preciso verificar as condições dessas concessões. É preciso que tenham seguros. O litoral torna indispensável a existência de seguros. Não tendo, temos de verificar uma forma de apoiar esses concessionários. Tenho de fazer essa avaliação. Prefiro, nesta fase em que o levantamento não está feito, não avançar com informação que gere expectativas que podem não ser concretizáveis", explicou.

Apenas quanto à "recuperação de infraestruturas e mecanismos de proteção" há garantias de que, "nos próximos dias", o Governo avançará "para obra, não só a que estava prevista como para obra adicional".

Para o ministro, o mau tempo das últimas semanas "apenas veio provar a necessidade de, em alguns pontos vulneráveis da costa" passar "à ação" relativamente a "promessas feitas há muitos e muitos anos".

"A minha grande prioridade são este 300 milhões de euros serem aplicados naqueles 303 intervenções do APL, mas também na reabilitação e requalificação da nossa costa", vincou.

Jorge Moreira da Silva reconheceu que este plano não abarca "fenómenos que foram agravados nas últimas semanas", em relação aos quais está a ser feita uma "avaliação".

"Estamos a procurar encontrar uma fonte de financiamento, seja nacional, seja de fundos comunitários para que nenhum local que esteja sob o risco de prejuízo de pessoas e bens não seja alvo de intervenção. Espero nos próximos dias lançar um novo concurso para estas operações", revelou.

De acordo com o ministro, a estimativa feita "neste momento" indica que "podem ser necessários entre 6 a 10 ME adicionais em relação a todas as intervenções previstas".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.