Mais de 80 estradas portuguesas cortadas e Reguengo do Alviela continua isolado devido ao mau tempo

Mais de 80 estradas portuguesas cortadas e Reguengo do Alviela continua isolado devido ao mau tempo
| País
Porto Canal

Mais de 80 estradas e caminhos estavam às 09:00 de hoje cortadas em Portugal continental devido ao mau tempo, de acordo com um balanço publicado na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na Internet.

Segundo a ANPC, 82 estradas estavam cortadas devido a inundações, neve e desmoronamentos, continuando isolada a povoação de Reguengo do Alviela, no distrito de Santarém.

A ANPC indica que no distrito de Santarém estavam cortadas trinta e oito estradas devido a inundações nas localidades de Almeirim, Golegã, Cartaxo, Torres Novas, Alpiarça, Constância, Abrantes e Chamusca.

No distrito de Coimbra havia 16 estradas cortadas devido a inundações (concelhos de Montemor-o-Velho, Figueira da Foz, Mira, Soure e Coimbra) e desmoronamentos (em Montemor-o-Velho e Miranda do Corvo).

Em Castelo Branco, a ANPC tem registo de três estradas cortadas devido a inundação, neve e desabamento de terras (Vila Velha de Rodão, Sertã e Covilhã) e na Guarda oito, por causa da neve (Seia e Manteigas).

De acordo com a ANPC, há 15 estradas cortadas no distrito de Leiria devido a inundação (em Leiria, Óbidos, Nazaré, Alcobaça, Caldas da Rainha e Marinha Grande) e deslizamento de terras (Caldas da Rainha e Pombal).

Estavam também cortadas quatro estradas no concelho de Águeda, distrito de Aveiro, e uma em Lisboa (Alqueidão, Azambuja) devido a inundação.

No distrito de Viseu, estava também cortada uma estrada São Pedro do Sul, devido à queda de inertes.

A chuva, por vezes persistente, que está a afetar o continente há mais de uma semana provocou inundações e obrigou ao corte de estradas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje 15 distritos do continente sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de agitação marítima, vento forte, chuva e queda de neve.

Para o fim de semana prevêem-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, queda de neve, vento fraco a moderado e descida da temperatura, em especial da mínima.

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".