Espinho arrancou hoje com obras de reforço da defesa da costa em Paramos

| Norte
Porto Canal / Agências

Espinho, 15 fev (lusa) - A Câmara de Espinho iniciou hoje obras de defesa da costa, entre a capela de Paramos e o esporão sul da cidade, para evitar avanços do mar até às habitações e a eventual inundação da ETAR local.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia, Pinto Moreira, informou que a intervenção vai abranger uma extensão de 450 metros e já recebeu "luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente", após o alerta da Câmara quanto à "iminência de um desastre ambiental e humano".

"Nós alertamos a Agência [Portuguesa do Ambiente] para a calamidade que pode acontecer ali se a água chegar à estação de tratamento de águas residuais, o que iria criar um problema tremendo no saneamento da cidade", declarou Pinto Moreira.

"A Agência do Ambiente percebeu de imediato a dimensão do perigo e tivemos autorização para avançar rapidamente, com o compromisso de que a obra será paga pelo Ministério do Ambiente", acrescentou.

Os riscos habitacionais e ambientais devem-se ao facto dos temporais das últimas semanas terem destruído parte do cordão dunar que, em Paramos, garantia alguma proteção às habitações locais e mantinha o mar relativamente afastado da estação de tratamento de águas residuais aí existente.

"Agora, se aquela duna rebentar completamente, a água chega às águas e inunda também a ETAR", salientou Pinto Moreira.

A intervenção que hoje teve início em Paramos ainda não tem orçamento nem prazo de execução definido. O presidente da Câmara adiantou, contudo, que essa é "uma intervenção a sério, profunda, que envolve muita pedra", pelo que, se as condições climatéricas se mantiverem favoráveis ao andamento dos trabalhos, as obras "deverão demorar pelo menos três semanas a um mês".

AYC // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.