Dois mortos e três feridos em ataque contra polícias no sul da Tailândia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 08 fev (Lusa) - Dois guardas de fronteira da polícia tailandesa morreram e outros três ficaram feridos com gravidade no sul da Tailândia após ser alvejados por alegados militantes muçulmanos, revelou a polícia local.

O assalto aconteceu numa estrada do distrito de Saiburi, na província de Pattani, quando os agentes circulavam numa carrinha, explicou o chefe local da polícia, Panya Karavanant, ao diário "Bangkok Post".

Os atacantes abriram fogo com armas automáticas a partir de outra carrinha contra os polícias que conseguiram, ainda assim, responder ao ataque, acrescentou Panya Karavanant.

Cerca de 6.000 pessoas morreram já desde que em 2004 recomeçou a luta armada nas províncias muçulmanas de Pattani, Yala e Narathiwat, no sul do país.

Os rebeldes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista no país e pretendem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias que integravam o sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.