Braga, Porto, Viana do Castelo, Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra sob aviso amarelo devido ao vento e chuva

Braga, Porto, Viana do Castelo, Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra sob aviso amarelo devido ao vento e chuva
| País
Porto Canal com Lusa

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, vento e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, (entre as 09:00 e as 15:00 de hoje), vento forte com rajadas da ordem dos 75 quilómetros por hora (entre as 10:00 e as 17:00 de hoje) e agitação marítima, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros (até às 10:00 de sábado).

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra devido à previsão de vento forte com rajadas até aos 70 quilómetros por hora (entre as 10:00 e as 17:00 de hoje) e agitação marítima, com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros (até ao final do dia de sexta-feira).

Os distritos de Beja e Faro também estão sob aviso amarelo, mas apenas por causa da agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros (até ao final do dia de sexta-feira).

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros a partir do início da manhã, que poderão ser localmente intensos, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada, diminuindo de frequência a partir do final da tarde.

Está também prevista queda de neve acima de 1.400/1.600 metros de altitude, diminuindo a cota para 1.200/1.400 metros a partir do meio da tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se moderado a forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora, no litoral e nas terras altas a partir da manhã, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, e diminuindo de intensidade para o final do dia.

O IPMA prevê ainda possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida de temperatura.

Na região sul prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas a partir do meio da tarde, e tornando-se pouco nublado para o final do dia e períodos de chuva ou aguaceiros a partir do meio da manhã, que poderão ser localmente intensos no Alentejo ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada, diminuindo de frequência a partir do final da tarde.

Está também previsto vento fraco, tornando-se moderado de sudoeste a partir do meio da manhã, e moderado a forte, com rajadas até 60/70 km/h, no litoral oeste e nas terras altas, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, e diminuindo de intensidade para o final do dia.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida de temperatura.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 03 graus Celsius (Bragança e Guarda) e os 11 (Faro e Lisboa) e as máximas entre os 08 graus (na Guarda) e os 19 (Faro e Setúbal).

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.