Mês de outubro foi seco, continente mantém-se em seca fraca a moderada

Mês de outubro foi seco, continente mantém-se em seca fraca a moderada
| País
Porto Canal com Lusa

O mês de outubro em Portugal continental foi seco em relação à precipitação, mantendo-se todo o território em situação de seca fraca a moderada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o resumo do Boletim Climatológico do IPMA disponível hoje, o mês de outubro foi normal quanto à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.

Durante o mês de outubro, salienta o IPMA, existiram dois períodos quentes (com onda de calor) e dois períodos frios, sendo também de destacar a passagem da tempestade Leslie nos dias 13 e 14 que causou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados, originando mais de 2.000 ocorrências comunicadas à Proteção Civil, sobretudo na região centro do país, e avultados danos materiais.

No relatório, o IPMA destaca que nos dias 13 e 14 de outubro a passagem da tempestade Leslie originou ventos muito fortes nos distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro e Viseu.

"Destaca-se a rajada registada na estação meteorológica da Figueira da Foz/Vila Verde às 21:40 do dia 13 a qual corresponde ao valor mais elevado registado em estações da rede meteorológica nacional (máximo anterior de 169 km/h em 17 de outubro de 2015)", é referido no relatório.

A 16 de outubro, o IPMA estimava que a passagem da tempestade tropical Leslie nas zonas mais afetadas de Portugal terá causado ventos de 180 a 190 quilómetros/hora, superiores aos registados nas estações meteorológicas oficiais.

De acordo com o resumo do Boletim Climatológico disponibilizado hoje, entre os dias 1 e 6 de outubro foram registados valores da temperatura máxima muito superiores ao normal, sendo de salientar os dias 03 e 04, com um desvio superior a 9 graus Celsius em relação ao normal.

O IPMA destaca também a ocorrência de uma onda de calor com duração de seis dias em alguns locais da região Sul: Portalegre, Alcácer do Sal (Setúbal), Évora, Viana do Alentejo (distrito de Évora), Amareleja (Beja) e Neves Corvo (Beja). Nas estações de Alvalade (Beja), Benavila (Portalegre) e Elvas a onda de calor que se iniciou em setembro manteve-se até ao dia 06 de outubro.

Nos dias 14 e 15 de outubro ocorreu um período frio com temperaturas do ar (média, máxima e mínima) inferiores ao normal.

O IPMA indica também que entre os dias 20 e 25 de outubro voltou a ocorrer novo período quente, com valores da temperatura média do ar (média, máxima e mínima) acima do valor normal, sendo de realçar desvios da máxima nos dias 23 e 24 (superiores a três graus Celsius).

No final do mês, entre 27 e 31 de outubro, registou-se um período muito frio, com valores da temperatura do ar (média, máxima e mínima) muito inferiores ao normal.

"Nos dias 28 e 29 foram ultrapassados os menores valores anteriormente observados da temperatura mínima do ar para o mês de outubro, em algumas estações meteorológicas das regiões do Norte e Centro", é referido.

De acordo com o IPMA, o valor médio da temperatura máxima do ar (22,61 graus Celsius) foi superior ao normal, sendo o sexto valor mais alto desde 2000.

O valor médio da temperatura mínima (10,67 graus Celsius) foi inferior ao normal, sendo o quarto valor mais baixo desde 2000.

No que diz respeito à precipitação, o IPMA adianta que o valor médio da quantidade (70,4 milímetros) corresponde a cerca de 72% do valor normal.

"Valores da quantidade de precipitação inferiores aos agora registados ocorreram em cerca de 40% dos anos", é indicado.

No Boletim o IPMA destaca ainda que a 31 de outubro mantinha-se a situação de seca fraca a moderada em todo o território: 0,1% estava na classe normal, 82,4% na classe de seca fraca e 17,5% na classe de seca moderada.

O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre "chuva extrema" e "seca extrema".

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.