Táxis: PCP quer que Câmara de Lisboa se pronuncie sobre o protesto

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 set (Lusa) -- O vereador do PCP na Câmara Municipal de Lisboa João Ferreira instou hoje o município a pronunciar-se sobre a manifestação de taxistas que está a decorrer desde quarta-feira, anunciando que deverá apresentar uma moção nesse sentido.

O vereador João Ferreira e o deputado comunista Bruno Dias juntaram-se hoje ao protesto que, segundo a organização, parou mais de 1.600 táxis em Lisboa, depois de o grupo parlamentar do PCP ter apresentado na Assembleia da República uma proposta para revogar a lei das plataformas eletrónicas.

Falando aos presentes na Praça dos Restauradores, na baixa da cidade, João Ferreira apontou que "a cidade, a Câmara Municipal de Lisboa e, já agora, o seu presidente, não se podem alhear da realidade".

"E é por isso que, mais uma vez, iremos, numa próxima oportunidade, levar este assunto à reunião da Câmara Municipal de Lisboa, propondo que a Câmara tome posição sobre esta situação, que não pode ignorar", salientou.

Aos profissionais, o eleito do PCP deixou palavras de "solidariedade, de respeito e de reconhecimento pela luta que estão a travar".

João Ferreira saudou também "a forma" como está a decorrer o protesto, que "todo o país está a ver, unidos, uma luta abnegada, empenhada que tem do seu lado a razão".

Na opinião do vereador comunista, há hoje "um amplo reconhecimento da injustiça que está criada com a aprovação daquela lei", mas, ressalvou, "às vezes reconhecer uma injustiça não chega para a resolver".

"O PCP fez o que lhe competia, transformou em proposta de lei as razões da vossa luta, a justeza da vossa luta", salientou, apontando que essa luta é que "terá de transformar em realidade o que, neste momento, é uma proposta".

À agência Lusa, o vereador esclareceu que os eleitos do PCP deverão levar uma moção sobre este tema à próxima reunião pública da Câmara de Lisboa, que decorre na quarta-feira.

A Federação Portuguesa do Táxi já tinha criticado o presidente da Câmara da capital por não ter tido a iniciativa de convocar os taxistas para uma reunião.

Hoje, Fernando Medina voltou a ser alvo das críticas dos profissionais deste setor.

"Infelizmente, o presidente da Câmara de Lisboa tem-nos abandonado", apontou Florêncio Almeida, da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), acrescentando que o socialista "tem deitado ao abandono a indústria do táxi da cidade de Lisboa".

"E nós somos parceiros económicos e sociais desta cidade, merecemos respeito desta vereação, que não a tem tido para com o setor", sublinhou o dirigente da ANTRAL.

Tomando a palavra, o deputado Bruno Dias, também do PCP, salientou "a unidade na ação e o exemplo que está a ser dado pelo setor do táxi nesta jornada".

Sobre a proposta do PCP para revogação da lei que regula as plataformas eletrónicas de transporte, o eleito considerou que é "um contributo concreto efetivo de quem se propõe fazer parte da solução".

Para o deputado, esta lei é "injusta, iníqua", classificando-a de uma "lei da selva, lei do mais forte".

FYM // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.