Táxis: Duas noites que o corpo não vê a cama, mas nem pensar em desistir

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 set (Lusa) -- Ao fim de três dias e duas noites sem que o corpo veja a cama, Adolfo e Manuel, taxistas há mais de 20 anos, estão de pedra e cal no protesto que decorre nos Restauradores, em Lisboa.

Estes profissionais são apenas dois dos mais de 2.000 que hoje, ao terceiro dia de protesto, estão parados em Lisboa, Porto e Faro

"Estamos cansados, todos 'rotos' mas é para continuar", desabafou Adolfo, para quem o Governo deixou o setor do táxi "ao abandono".

"Sabe", continuou, "somos prejudicados, isto é mesmo um castigo do Governo, já que andamos a trabalhar e temos de pagar impostos, enquanto estão a deixar trabalhar os ilegais".

Manuel tem o seu táxi ao pé do de Adolfo, ambos estacionados desde quarta-feira na Avenida da Liberdade, junto ao Marques de Pombal. Foi lá que dormiu as duas últimas noites, com a barba desalinhada a confirmar que não é feita desde então.

Do carro vão saindo para comer uma sopa ou uma sandes no café e esticar as pernas. Nas malas dos carros vêm-se geleiras azuis onde dizem ter águas, sumos e algumas cervejas.

"Nós vamos aqui ficar o tempo que for preciso", garantem à Lusa.

Com mais de 40 anos de profissão, também António Valente se mostrou irredutível em abandonar a avenida.

"Não sabemos se vamos ganhar, mas não vamos sair daqui", frisou António, referindo que todos os anos deixa "sete cheques" para pagamentos dos vários impostos obrigatórios e ainda paga "todos os meses ao contabilista para ter as contas em dia".

Também Manuel, que não quis adiantar o apelido, disse à Lusa que "faz mossa" estar parado tanto tempo, mas vai aguentar até segunda-feira, dia em que os representantes dos taxistas vão ser recebidos na Presidência da República.

"Até segunda aguento. Depois logo pondero o que faço, consoante o que for decidido", avançou.

Henrique Oliveira é taxista há 24 anos e também ele disse à Lusa não saber se está a ganhar ou a perder com a paralisação.

"Eu até vou dormir a casa. Mas abandonar a luta não faz sentido. Aguento até um mês se for caso disso", avançou.

Nuno Silva estava junto a Henrique, sentados na mala do carro, à sombra das árvores da avenida, já mais abaixo.

"Temos a noção de que o Governo está irredutível, mas nós também estamos. O secretário de Estado vem dizer que a Uber não compete com o serviço de táxi, isso parece uma anedota", gracejou.

Na avenida, a maioria dos táxis está fechada e sem ninguém lá dentro. Os bancos do jardim vão estando ocupados pelos taxistas que, para passar o tempo, vão conversando.

Vão perguntando uns aos outros se há cartas para jogar, surgindo como resposta: "Amanhã trago. Hoje vou a casa tomar banho".

RCP // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.