Governo deve clarificar lei das 40 horas semanais - autarcas da Área Metropolitana do Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Espinho, 31 jan (Lusa) -- O Conselho Metropolitano do Porto (CmP) vai solicitar ao Governo uma clarificação relativa à lei das 40 horas semanais para os trabalhadores em funções públicas, foi hoje anunciado.

"Vamos solicitar ao Governo que clarifique de uma vez por todas esta matéria", afirmou o presidente do CmP, Hermínio Loureiro.

Em causa está o facto de algumas autarquias aplicarem as 40 horas semanais, mas outras manterem as 35 horas.

Hermínio Loureiro disse que, depois de feito o levantamento, é possível perceber que, entre os 17 municípios da AMP, uns mantêm as 35 horas semanais no âmbito de acordos com sindicatos, mas outros aplicaram já a nova lei.

Na anterior reunião, em dezembro, o presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, defendeu um consenso quanto à aplicação das 40 horas semanais na função pública entre todos os municípios da AMP.

Segundo Hermínio Loureiro, como não se encontrou na AMP uma uniformização, "ninguém melhor do que o Governo para clarificar a lei".

Na quarta-feira, elementos do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) exigiram uma reunião com o secretário de Estado da Administração Pública, a qual ficou agendada para 13 de fevereiro.

Segundo o STAL, existem dezenas de câmaras municipais que estabeleceram as 35 horas de trabalho semanais e que aguardam despacho do governante.

Francisco Braz, presidente do STAL, disse que o secretário de Estado "tem nas mãos oito dezenas de acordos a que não responde".

"Fez a lei, não a cumpre e ainda congela o trabalho dos outros", criticou.

Nesta reunião do Conselho Metropolitano do Porto, o primeiro secretário da comissão executiva do órgão, Lino Ferreira, pediu aos autarcas "especial atenção para o fecho de contas" do QREN.

"Num mundo de candidaturas na AMP, não é aceitável que se tenha apenas um processo de um centro escolar fechado e três outros processos de outras tipologias fechados", vincou Lino Ferreira.

O presidente Hermínio Loureiro lembrou que é de todo o interesse fechar as contas, para as autarquias receberem as verbas e para se perceber o valor do 'overbooking'.

Lino Ferreira adiantou ainda que o CmP entregará até ao final de março na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte o Plano Estratégico da AMP até 2020, destacando que "tudo aponta que as candidaturas serão sempre consideradas em termos de AMP" e não município a município.

JAP (MCL) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.