Saidy Janko: o perfil

| FC Porto
Porto Canal com Lusa

Saidy Janko é suíço e tem 22 anos e mede quase 1.80 metros. Na última época representou o AS Saint-Étienne e é internacional sub-21 pela Suíça e a imprensa internacional afirma que é um jogador com grande vocação ofensiva, tendo jogado a extremo em vários situações.

O lateral-direito suíço e internacional sub-21 Saidy Janko, que representava os franceses do Saint-Étienne, assinou por quatro épocas com o FC Porto.

"Sinto-me abençoado, esta é uma grande oportunidade para mim e estou muito feliz por estar aqui. O FC Porto é um clube enorme e sinto-me honrado", disse Saidy Janko, de 22 anos, acrescentando que representar os 'dragões' é a concretização de um sonho.

Saidy despontou no FC Zurique e despertou a atenção do Manchester United. Em 2013, rumou a Inglaterra, com apenas 17 anos, sendo eleito o 'Reserve Player of the Year' (jogador reserva do a no) no final da primeira época e, em agosto de 2014, fez a sua estreia pela equipa principal.

O novo reforço do FC Porto foi posteriormente cedido ao Bolton e assinou pelo Celtic em 2015, contribuindo para a conquista de dois campeonatos e uma taça da Escócia. Saidy Janko jogou na Liga dos Campeões e na Liga Europa pelo clube escocês.

Após um período de empréstimo ao Barnsley, o lateral-direito assinou pelos franceses do Saint-Étienne no início da época de 2017/18, tendo disputado 21 jogos na última edição da I Liga gaulesa.

"Sou um jogador com capacidade física e muito rápido a jogar no flanco. É esse o meu estilo de jogo", acrescentou Saidy, que, depois do brasileiro João Pedro, é o segundo defesa-direito contratado pelo FC Porto para o plantel de Sérgio Conceição.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.