Mulheres têm menos acidentes mas estão mais sujeitas a doenças profissionais

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 23 jan (Lusa) -- As mulheres têm menos acidentes de trabalho mas estão mais sujeitas a doenças profissionais e à dificuldade do seu reconhecimento, revelam vários estudos que vão ser divulgados hoje e na sexta-feira na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto.

"Os homens são mais vítimas de acidentes de trabalho, mas as mulheres têm, pelo tipo de exposição a certos riscos, mais doenças profissionais. Os dados estatísticos nacionais e europeus mostram claramente esta diferença", adiantou à Lusa Marianne Lacomblez, professora daquela instituição e coordenadora do Seminário "Eles e Elas no emprego e no trabalho: questões de justiça e de saúde".

Em causa estão "lesões musculoesqueléticas" provocadas por "trabalhos repetitivos" e ainda "dificilmente reconhecidas pelas empresas", pelo que o objetivo do encontro na Faculdade de Psicologia é reunir profissionais de várias áreas em torno desta abordagem "pouco trabalhada e valorizada" da desigualdade de género, explicou a docente.

"O problema maior é que existe um estereótipo que diz que as mulheres têm trabalhos com menos arriscados. Não é verdade. Não são os mesmos riscos, mas também há riscos importantes no trabalho das mulheres. Isso vê-se também com as doenças", alertou Laurent Vogel, responsável pela investigação sobre temas de saúde laboral do Instituto Sindical Europeu (ETUI -- European Trade Union Institute).

O representante do ETUI explica que, analisando as doenças das trabalhadoras, se encontram "muitas coisas relacionadas com o seu trabalho", nomeadamente "muitos transtornos musculoesqueléticos".

"Estamos a falar de dores ou patologias das articulações devido a movimentos repetitivos. É muito comum nas trabalhadoras", descreveu.

De acordo com Laurent Vogel, "muitas vezes as instituições negam" as patologias femininas.

"Reconhecem mais facilmente a doença de um homem que trabalhou na construção civil do que de uma enfermeira ou trabalhadora da limpeza", afirmou.

"A tendência geral na Europa é que a divisão de trabalho entre homens e mulheres nunca é neutra. Essa divisão significa, em geral, uma invisibilidade dos problemas de saúde das mulheres. E isso significa menos prevenção para as mulheres", vincou.

Também Marianne Lacomblez alerta que, para elas é "particularmente difícil dar a ver os riscos que correm e avançar com os processos de declaração de doença profissional".

"Os casos de reconhecimento de doença profissional são inferiores à realidade", afiançou.

Daí a realização de um seminário com o objetivo de "reunir pesquisadores, docentes, estudantes e representantes de organizações sindicais e profissionais da área da saúde ocupacional que pretendem estar mais atentos à exposição diferenciada dos homens e das mulheres aos riscos profissionais", esclareceu Marianne Lacomblez.

"Temos sobretudo homens no setor da construção civil e mulheres na indústria ou setores que recorrem a um trabalho repetitivo, com ritmos intensivos que provocam lesões musculoesqueléticas", descreveu.

"Podemos ver nas estatísticas claramente um número muito superior de mulheres que sofrem deste tipo de doenças profissionais", destacou.

O tema "Mulheres Trabalhadoras e as doenças musculoesqueléticas" serve precisamente de mote para a intervenção de Paula Sobral, da CGTP, na sexta-feira às 11:30.

As restantes apresentações vão falar de assuntos como "A dimensão do género no reconhecimento das doenças profissionais na Suíça", "Incorporar a análise de género na avaliação de riscos" ou "Mulheres e doenças profissionais na Bélgica".

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.