Privados estão a seguir caminho do Governo no corte de pensões -- Arménio Carlos

| Política
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, 29 jan (Lusa) - O secretário-geral da CGTP disse hoje que as empresas privadas estão a seguir o caminho do Governo no corte de pensões da administração pública, aludindo ao novo fundo de pensões da papeleira Soporcel, que os trabalhadores contestam.

"Afinal, não eram só os trabalhadores da administração pública que eram privilegiados, foram usados com privilegiados primeiro para cortar nas pensões da administração pública. E agora, como se vê, também já os privados querem cortar nos fundos de pensões dos trabalhadores do setor privado", disse Arménio Carlos aos jornalistas à margem de um plenário, na Figueira da Foz, dos trabalhadores do grupo Portucel Soporcel.

Para o líder da central sindical, a situação impõe um "alerta geral": "ao fim e ao cabo, estamos todos a ser vítimas de uma política que tem, necessariamente, de terminar".

Questionado sobre a situação do novo fundo de pensões da Portucel Soporcel, que os trabalhadores contestam, Arménio Carlos referiu que os resultados financeiros de 2013 do grupo empresarial que detém a papeleira, hoje divulgados, confirmam que a empresa "não tem razão nenhuma para estar a pressionar psicologicamente os trabalhadores que estão ao seu serviço com esta ideia de lhes retirar o [atual] fundo de pensões".

O grupo Portucel Soporcel anunciou hoje o aumento do volume de negócios em 1,9 % em 2013, face ao ano anterior, um resultado liquido de 210 milhões de euros e um volume de exportações que atingiu os 1.215 milhões de euros, com destino a 118 países.

"Esta empresa tem uma responsabilidade social, que também passa por manter compromissos que anteriormente foram assumidos. Só vem confirmar que a luta dos trabalhadores é justa e que se justifica que continue até que os trabalhadores vejam garantida a manutenção do fundo de pensões que, neste momento, a Soporcel está a tentar por em causa", afirmou Arménio Carlos.

Já sobre o facto de cerca de 300 funcionários da Soporcel se terem sindicalizado, a primeira vez desde que a empresa iniciou, há cerca de 30 anos, a laboração nas instalações de Lavos, Figueira da Foz, Arménio Carlos referiu que "nunca é tarde para começar".

"Está aqui o exemplo de que o sindicalismo de hoje continua a ser fundamental porque ele é indissociável do funcionamento da própria democracia", argumentou.

JLS // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.