CGTP vai pedir nova fiscalização da constitucionalidade do despedimento por extinção do posto de trabalho

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 jan (Lusa) - A CGTP vai pedir ao Presidente da República que suscite de novo a fiscalização da constitucionalidade do despedimento por extinção do posto de trabalho, por considerar que a nova versão proposta pelo Governo continua a desrespeitar a Constituição da República.

"Se o Governo mantiver esta proposta, para dar resposta ao chumbo do Tribunal Constitucional, teremos de pedir ao Presidente da República que solicite de novo a fiscalização da constitucionalidade das normas relativas ao despedimento por extinção do posto de trabalho", disse o secretário-geral da CGTP à agência Lusa.

"Esta será a primeira medida a tomar junto do Presidente da República e junto da Assembleia da República se o Presidente não avançar com a solicitação de fiscalização da norma legal", acrescentou Arménio Carlos.

O Governo enviou no início de dezembro aos parceiros sociais uma proposta relativa ao despedimento por extinção do posto de trabalho, que vai ser discutida quarta-feira em concertação social.

O executivo apresentou a proposta na sequência da declaração de inconstitucionalidade dos n.ºs 2 e 4 do artigo 68.º do Código do Trabalho, na redação da Lei n.º 23/2012, de 25 de junho, com o objetivo de regular o despedimento por extinção do posto de trabalho, a que as disposições declaradas inconstitucionais respeitavam.

Para o líder da Intersindical, esta proposta representa "a subversão dos princípios da Constituição da República Portuguesa porque continua a dar aos empregadores critérios para fazerem despedimentos de bolso".

No parecer escrito enviado ao Governo após a receção da proposta governamental, a Inter condena a manutenção da inconstitucionalidade e acusa o Governo de tentar iludir o Tribunal Constitucional (TC).

"A apresentação de uma proposta legislativa relativamente a normas declaradas inconstitucionais, a pretexto da sua substituição, e que se mostra também inconstitucional, constitui uma clara afronta à Constituição da República, ao Tribunal Constitucional, aos trabalhadores e aos cidadãos em geral, atitude que a CGTP veemente condena", diz o documento a que a Lusa teve acesso.

A central sindical lembra que "a proibição do despedimento sem justa causa, corolário da garantia da segurança no emprego, obriga a prever normas que detalhadamente regulamentem o processo de extinção do posto de trabalho, visando acautelar a situação e impedir a sua utilização/manipulação para fins ilegais e inconstitucionais, como seja o despedimento sem justa causa".

Segundo a Inter, a vacuidade, a imprecisão e a ambiguidade de critérios não asseguram o cumprimento do comando constitucional de forma a garantir a segurança no emprego, prevista no artigo 53.º da CRP.

"A proposta em apreciação viola claramente o artigo 53.º da Constituição porquanto não procede à determinação rigorosa dos parâmetros que devem condicionar e limitar cada um dos critérios que poderão ser utilizados e não permite ao trabalhador apreciar e controlar a aplicação dos fundamentos invocados", refere a CGTP.

A CGTP lembra que no Código do Trabalho, antes das alterações introduzidas em 2012, "a concretização pelo empregador do posto de trabalho a extinguir, no caso de existir uma pluralidade de postos de trabalho de conteúdo funcional idêntico, obedecia a critérios hierarquizados e baseados na antiguidade dos trabalhadores".

"Na actual proposta os critérios baseados na antiguidade são substituídos por seis critérios "à la carte", a escolher pelo empregador", critica a central.

Os critérios propostos pelo Governo são as "habilitações académicas e profissionais", a "experiência profissional", a "avaliação de desempenho", os "custos do trabalhador para a empresa", a "antiguidade" e a "situação económica e familiar".

A CGTP defende que "o despedimento por extinção do posto de trabalho é um despedimento individual de natureza não disciplinar, cujos fundamentos são os exigidos para o despedimento colectivo" e por isso "os critérios de selecção devem ser objectivos e claros".

"Acontece que os critérios elencados na proposta são vagos, imprecisos e ambíguos", considerou.

A Inter defende ainda que os critérios a utilizar para fundamentar o despedimento por extinção do posto de trabalho "não poderão fundar-se em aspectos estritamente pessoais do trabalhador, como sejam as habilitações académicas (está-se perante trabalhadores que já exerceram a profissão) ou a situação económica e familiar do trabalhador (o que deixa antever uma clara devassa e violação da sua vida privada e a possibilidade de práticas discriminatórias)".

"No entanto, de acordo com a proposta caberá ao empregador, arbitrariamente, escolher de entre os seis critérios indicados, os que quiser, inclusive os necessários para fundamentar o despedimento de qualquer trabalhador previamente determinado e de que se pretenda "livrar", contornando a proibição do despedimento sem justa causa", considerou a CGTP.

RRA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.