Info

Bruxelas lança consulta pública para fixar pescas para 2019

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 11 jun (Lusa) -- A Comissão Europeia lançou hoje uma consulta pública através da internet sobre a fixação das oportunidades de pesca para o próximo ano, quando a obrigação de desembarque de todo o peixe capturado entra totalmente em vigor.

"Muitos dos nossos 'stocks' (unidades populacionais) estão a regressar a níveis sustentáveis e 2019 será um ano crucial para atingirmos os nossos objetivos comuns", disse, em comunicado o comissário europeu para as Pescas, Karmenu Vella.

Para tal, salientou, todos os interessados têm que colaborar para que se mantenham altas as ambições para os oceanos, apelando à participação de pescadores, indústria, sociedade civil e autoridades nacionais na consulta.

A Comissão Europeia tem como objetivo chegar-se a um rendimento máximo sustentável (MSY, na sigla inglesa) das unidades populacionais até 2020.

Segundo Bruxelas, nas águas do norte e ocidentais tem havido progressos significativos no sentido da sustentabilidade das pescas, tendo os níveis de biomassa subido em média 39% de 2003 para 2016.

Em 2019, entra totalmente em vigor a obrigação de desembarque de todas as capturas, que a Comissão Europeia considera uma decisão chave no sentido da sustentabilidade.

IG // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Sindicato suspende greve na CP

O Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante (SFRCI) suspendeu este sábado o pré-aviso de greve marcada para segunda e terça-feira depois de o Governo ter acordado "a contratação de trabalhadores operacionais" e outras áreas necessárias da CP.

Atualizado 19-05-2019 10:54

Governo reforçou verbas para manuais gratuitos e quer incentivar a reutilização

O Ministério da Educação diz ter como prioridade o incentivo à reutilização dos manuais escolares e que já houve um reforço do orçamento para este programa, em resposta à auditoria feita pelo Tribunal de Contas (TdC).

CP alerta para "fortes perturbações" nos dias 20 e 21 devido à greve

A CP alertou esta quarta-feira para "fortes perturbações na circulação" nos dias 20 e 21 de maio devido à greve dos revisores, prevendo supressões de comboios, a nível nacional, em todos os serviços.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS