PSD suspeita de "negociata" PS/PCP sobre comissão de inquérito aos ENVC

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 jan (Lusa) - O PSD acusou hoje PCP e PS de prepararem "uma negociata" sobre o objeto de uma futura comissão parlamentar de inquérito relativa aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), encobrindo as gestões designadas pelos governos socialistas.

Esta posição foi transmitida pela dirigente da bancada social-democrata Mónica Ferro, que disse basear-se em declarações proferidas pelo deputado do PS Jorge Fão, segundo as quais, alegadamente, a futura comissão de inquérito potestativa proposta pelo PCP abrangeria apenas a gestão dos estaleiros nos últimos dois anos e meio.

"O PSD entende que tem de ser denunciado o facto de haver diferenças entre a proposta de comissão de inquérito do PCP feita em dezembro e a proposta que agora está em cima da mesa. Há um a redução incompreensível quer do objeto temporal, quer do objeto material desta comissão inquérito", referiu Mónica Ferro.

A dirigente da bancada social-democrata fez depois uma alusão ao facto de a comissão parlamentar de inquérito potestativa requerida pelo PCP só poder avançar com a assinatura de um mínimo de 46 dos 230 deputados, o que torna o PS essencial para a sua viabilização.

"Estamos perante uma negociata ao limitar-se a comissão de inquérito aos últimos dois anos e meio. Qualquer português não acredita que a situação dos ENVC se deva apenas à gestão e à tutela dos dois últimos dois anos e meio, porque a empresa dá prejuízos de uma forma constante há 20 anos", apontou Mónica Ferro.

Para a dirigente do Grupo Parlamentar do PSD, a redução do objeto da comissão de inquérito "só pode ter como objetivo branquear administrações e governos anteriores, nomeadamente do PS, e ocultar alguns dos factos que são essenciais para se compreender a situação a que chegaram os ENVC".

"O PSD e CDS votaram contra a constituição desta comissão de inquérito parlamentar. Neste momento estamos perante uma figura regimental distinta: A comissão de inquérito parlamentar potestativa, um direito que assiste aos grupos parlamentares. Até vermos o documento final e até verificarmos se esta partidarização inaceitável se concretiza, tomaremos a posição que entendermos como mais adequada", advertiu Mónica Ferro.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.