West Sea inicia recrutamento de trabalhadores

West Sea inicia recrutamento de trabalhadores
| Norte
Porto Canal

A empresa West Sea, nova subconcessionária dos terrenos e infraestruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), já iniciou o processo de recrutamento de trabalhadores, disse hoje à Lusa fonte do grupo Martifer.

De acordo com a mesma fonte, este processo está a ser conduzido pela própria Martifer, através da sede em Oliveira de Frades, cuja administração, liderada por Carlos Martins, mantém o objetivo de dar "prioridade" ao recrutamento de 400 de entre os mais de 600 trabalhadores dos ENVC.

A West Sea Viana Shipyard anunciou hoje, oficialmente, a abertura do período de candidaturas para vagas no "novo projeto de construção e reparação naval de âmbito nacional e internacional" que está a instalar em Viana do Castelo.

Entretanto, de acordo com a administração dos ENVC, até à passada sexta-feira foram assinados mais de 150 acordos para rescisão amigável dos contratos de trabalho, processo que já envolveu o pagamento de cerca de 10 milhões de euros em indemnizações.

A atribuição do subsídio de desemprego integra os acordos propostos em dezembro aos 609 trabalhadores dos ENVC que, com o encerramento daquela unidade, anunciado pelo Governo, serão despedidos no âmbito do plano amigável de cessação dos contratos que vai custar 30,1 milhões de euros.

A empresa pública está a pagar a cada trabalhador um mês de salário por cada ano de atividade, parcela que representará 19,8 milhões de euros. Soma-se, no acordo final de rescisão do contrato de trabalho, a parcela referente aos valores "proporcionais" aos subsídios de férias e de Natal, que custará 2,1 milhões de euros.

A última parcela, no valor de 8,1 milhões de euros, diz respeito às "responsabilidades por direitos adquiridos pelos trabalhadores no ativo", decidida pela administração da empresa.

Esta terceira componente refere-se ao fundo de pensões da empresa, tendo em conta que neste processo de saída voluntária cerca de 500 trabalhadores podem ser "ressarcidos" para se "desvincularem" do fundo, para o qual descontaram ao longo dos anos.

Em função da adesão ao plano de rescisões, a administração ainda poderá lançar um despedimento coletivo, que depois de comunicado leva até 75 dias a efetivar-se.

A nova empresa West Sea, criada pelo grupo Martifer no âmbito da vitória no concurso público internacional para a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC, prevê recrutar 400 dos 609 trabalhadores dos estaleiros no primeiro semestre de 2014. Contudo, mais de 230 trabalhadores dos estaleiros estão em condições de acederem à reforma.

Ao longo de quase 70 anos de atividade, os ENVC já construíram mais de 220 navios de todo o tipo.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.