Suspensas buscas por pescador desaparecido no rio Minho

| Norte
Porto Canal com Lusa

A operação de busca e resgate de um pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço, distrito de Viana do Castelo foram suspensas e serão retomadas, na segunda-feira de manhã, disse o capitão do Porto de Caminha.

Segundo o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima (PM) de Caminha, "as operações subaquáticas foram suspensas cerca das 18:00, mantendo-se até cerca das 19:00 as buscas junto às duas margens do rio internacional, com a participação de duas embarcações, uma da PM de Caminha e outra da Comandância Naval do Minho, além dos meios terrestres dos bombeiros de Melgaço e da Guardia Civil espanhola".

Pedro Costa revelou que as operações serão retomadas, na segunda-feira, cerca das 09:30, com a participação dos meios hoje utilizados.

O responsável adiantou que, na segunda-feira, está previsto que a barragem de Frieira, em Espanha, reduza as suas descargas de água a partir das 09:00.

"Se o caudal reduzir, as duas equipas de mergulho forense irão bater as zonas onde hoje centrámos as operações. Se o caudal for elevado iremos para outras áreas onde ainda não procuramos", especificou.

O pescador de 67 anos desapareceu no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço no sábado à noite.

Desde cerca das 08:00 de hoje que a PM de Caminha tem "equipas por terra e na água" a procurar o pescador.

Segundo Pedro Costa, as operações centraram-se hoje nas imediações da pesqueira, uma estrutura usada na pesca da lampreia, "onde o homem terá caído ao rio".

Nas margens do rio, "uma área acidentada, difícil", as buscas foram feitas numa extensão de cerca de 500 metros do local onde se encontrou o ponto de pesca [pesqueira] do desaparecido, mas não sendo encontrado "qualquer vestígio, a área será aumentada", referiu o comandante.

Segundo a agência Efe, a Agência de Emergência da Galiza, em Espanha, ativou o protocolo de colaboração transfronteiriça ARIEM 112 para tentar localizar o pescador desaparecido no rio Minho.

O comandante Pedro Costa referiu ainda que o trator do pescador foi encontrado no sábado, no caminho de acesso ao local onde colocou a sua pesqueira.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).