Info

Buscas por pescador desaparecido no rio Minho reforçadas a partir das 14h00

Buscas por pescador desaparecido no rio Minho reforçadas a partir das 14h00
| Norte
Porto Canal com Lusa

A operação de busca e resgate de um pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai ser reforçada este domingo à tarde com um grupo de mergulho forense, disse fonte da Polícia Marítima (PM).

Em declarações à Lusa, o comandante da Capitania do porto de Caminha, Pedro Costa, afirmou que a partir das 14:00 e até às 17:00 estará no rio uma equipa de mergulho forense, proveniente de Lisboa.

Desde cerca das 08:00 que a PM tem "equipas por terra e na água" a procurar o pescador, cujo alerta do desaparecimento foi dado no sábado à noite.

"Temos na água uma embarcação da PM de Caminha e uma outra da Armada espanhola" e em terra "elementos nas duas margens do rio, do lado português e do lado espanhol", disse o comandante.

Nas margens do rio, "uma área acidentada, difícil", as buscas estão a ser feitas numa extensão de cerca de 500 metros do local onde se encontrou o ponto de pesca (pesqueira) do desaparecido, mas não sendo encontrado "qualquer vestígio, a área será aumentada", referiu o comandante.

Questionado sobre o intervalo de tempo definido para a intervenção dos mergulhadores prevista para esta tarde, Pedro Costa explicou que o mesmo está relacionado com o caudal do rio, estando previsto que a barragem de Frieira, em Espanha, reduza as suas descargas de água entre as 14:00 e as 17:00 para assim "potenciar o mergulho em segurança".

Segundo a agência Efe, a Agência de Emergência da Galiza, em Espanha, ativou o protocolo de colaboração transfronteiriça ARIEM 112 para tentar localizar o pescador desaparecido no rio Minho.

A Efe refere que está também prevista para esta tarde a incorporação de uma unidade de mergulhadores do Comando Naval na operação.

O comandante Pedro Costa referiu ainda que o trator do pescador foi encontrado ainda no sábado no caminho de acesso ao local onde colocou a sua pesqueira.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil informa no seu site na internet que estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

+ notícias: Norte

Presidente do Turismo do Norte volta ao TIC por alegada viciação de contratos

O presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, um dos cinco detidos por alegada viciação de procedimentos de contratação pública, voltou ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC), após uma primeira inquirição finda na madrugada deste sábado.

Autores de inquérito polémico a alunos do Porto diz que escola tinha conhecimento prévio

A associação que distribuiu um inquérito a alunos do 5.º ano com perguntas sobre opções sexuais garante que todos os materiais trabalhados com menores de idade são do conhecimento prévio das direções escolares.

Paradas buscas no mar dos três pescadores desparecidos ao largo de Espinho

As buscas no mar para tentar localizar três pescadores desaparecidos desde segunda-feira ao largo de Esmoriz, Espinho, pararam na sexta-feira, prosseguindo as operações na zona costeira.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.