Rejeitadas resoluções do PS e PCP contra alienação de quadros de Miró

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 jan (Lusa) - A maioria PSD/CDS rejeitou hoje, na Assembleia da República, resoluções do PS e do PCP propondo a suspensão do processo de alienação de 85 obras de Joan Miró, que resultaram do processo de nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN).

Os projetos de resolução das bancadas socialistas e comunista, que também recomendavam a valorização em Portugal das obras de Miró, tiveram o apoio de todos os deputados da oposição, incluindo os do Bloco de Esquerda e do Partido Ecologista "Os Verdes".

As propostas do PS e do PCP tinham sido apresentadas e debatidas esta semana na Comissão de Educação, Ciência e Cultura e visavam inviabilizar a venda de uma coleção que os grupos parlamentares consideram ter sido já paga pelos portugueses, através da nacionalização do BPN.

O PS também apresentou esta semana um requerimento no parlamento, dirigido à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), solicitando a inventariação e classificação da coleção de 85 quadros, avaliada por uma empresa em 35 milhões de euros, mas que vários especialistas em arte têm afirmado que poder valer entre 70 milhões e 100 milhões de euros.

Uma petição pública lançada no início de janeiro pela Casa da Liberdade Mário Cesariny, em Lisboa, defendendo a manutenção das obras em Portugal, num museu, recolheu desde então mais de 7.000 assinaturas.

A venda das obras de Miró está programada pela Christie's, para um leilão a realizar em Londres, nos dias 04 e 05 de fevereiro.

PMF/AG // CC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".