Autores de petição sobre obras de Miró ouvidos pelos deputados na 6.ª feira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 jan (Lusa) - Os autores da petição que apela à manutenção em Portugal das obras do pintor espanhol Joan Miró vão ser ouvidos na sexta-feira pelos deputados em comissão parlamentar, disse à agência Lusa Carlos Cabral Nunes, um dos peticionários.

A petição, que soma mais de 8.100 assinaturas e foi enviada para a Assembleia da República, apela à suspensão da venda de 85 obras do pintor Joan Miró que se encontram na posse do Estado português desde a nacionalização do antigo Banco Português de Negócios (BPN).

O leilão das obras está previsto para decorrer a 04 e 05 de fevereiro, em Londres, pela Christie´s.

Em declarações à Lusa, Cabral Nunes, galerista do Coletivo Multimédia Perve, manifestou-se esperançado que "até ao levantar do martelo, até ao último segundo, o Estado português possa decidir-se pela suspensão da venda".

"Continuamos a acreditar que vai haver bom senso e que a decisão possa ser revogada", disse.

Cabral Nunes afirmou ainda que não obteve resposta sobre o requirimento enviado à Direção-Geral do Património Cultural a pedir a classificação das obras, mas referiu ter tido conhecimento de que "peritos independenntes já atestaram a importância da coleção".

O galerista defendeu ainda que seja feita uma exposição com as obras em causa e que analistas se pronunciem sobre a sua validade e qualidade, referindo que a coleção de Miró deve permanecer em Portugal.

A petição, disponível em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=joanmiro, também foi enviada para o Parlamento Europeu.

SS // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.