PSD/Congresso: Acordo para Conselho Nacional entre Santana e Rio ainda não está fechado

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 fev (Lusa) - O acordo entre o presidente eleito do PSD, Rui Rio, e o candidato derrotado nas diretas, Pedro Santana Lopes, para uma lista única ao Conselho Nacional não está fechado "neste momento" , confirmaram à Lusa fontes das duas partes.

A notícia foi avançada hoje à noite pela RTP e dá conta de uma insatisfação do lado de Pedro Santana Lopes quanto ao número e forma de distribuição dos lugares na lista, que seria encabeçada pelo ex-primeiro-ministro que, na sexta-feira à noite, entrou no 37.º Congresso Nacional do PSD ao lado de Rui Rio.

Segundo as informações avançadas pela RTP, o grupo de Pedro Santana Lopes não aceita "a proporção sugerida pela equipa de Rui Rio de dois nomes, contra um".

Pela 01:00 de hoje, fontes ligadas à candidatura de Santana Lopes deram conta de que existem "problemas com os lugares e descontentamento na base de apoio dos dois lados".

Da parte de Rui Rio apenas se confirmou que "neste momento" (01:00) não há acordo fechado para essa lista de unidade ao Conselho Nacional.

Caso Santana Lopes não aceite ser 'número um' ao Conselho Nacional, o eurodeputado Paulo Rangel - que confirmou na sexta-feira à noite, à entrada para o Congresso, ter aceitado o lugar de 'número dois' -- passará a encabeçar a lista, disseram à Lusa várias fontes sociais-democratas.

SMA // VAM

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.