Desconvocado plenário de trabalhadores dos ENVC agendado para hoje à tarde

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 09 jan (Lusa) - Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) desconvocaram o plenário geral agendado para esta tarde, que se deveria realizar na véspera da assinatura do contrato de subconcessão dos terrenos e equipamentos da empresa à Martifer.

Este plenário geral de trabalhadores estava previsto para as 15:30 de hoje e foi marcado há uma semana, quando a assinatura do contrato de subconcessão ainda estava previsto para a passada terça-feira. Serviria, conforme anunciado na altura, para definir novas formas de contestação ao encerramento dos ENVC, inclusive um protesto de rua na cidade de Viana do Castelo, a realizar ainda em janeiro.

"Durante a semana que passou não se registaram desenvolvimentos que justifiquem a realização deste plenário", disse à Lusa fonte da comissão de trabalhadores, confirmando a desconvocação desta reunião.

A mesma fonte indicou que será agendado novo plenário "nos próximos dias".

O contrato de subconcessão ao grupo Martifer vai ser assinado na sexta-feira no Forte de São Julião da Barra, confirmou hoje à Lusa a administração da empresa pública.

A cerimónia acabou por agendada para as 12:30 e, de acordo com a mesma fonte, o grupo privado terá um período de cerca de três meses até assumir totalmente a subconcessão, cujo contrato é válido até 31 de março de 2031.

Pelos terrenos, infraestruturas e equipamentos dos ENVC, o grupo Martifer vai pagar ao Estado uma renda anual de 415 mil euros, conforme contrato a assinar na sexta-feira pelas administrações das duas empresas, na presença de membros do governo.

A nova empresa West Sea Estaleiros Navais, criada para o efeito pelo grupo Martifer, pretende começar a convocar os funcionários dos estaleiros de Viana para entrevistas de trabalho logo após a assinatura deste contrato de subconcessão.

A informação tinha já sido confirmada à Lusa por fonte ligada ao processo de subconcessão, acrescentando que o presidente desta nova empresa será Carlos Martins, administrador daquele grupo privado português, que venceu o concurso público internacional lançado para o efeito.

Num período de seis meses deverão ser criados 400 postos de trabalho nos atuais estaleiros, na área da construção e reparação naval, prevendo o novo subconcessionário um investimento de modernização das instalações e equipamentos dos ENVC, empresa que entretanto será encerrada.

Mais de 100 dos 609 trabalhadores já aderiram a um plano de rescisões amigáveis proposto pela administração dos ENVC, que vai custar 30,1 milhões de euros. Suportado com recursos públicos, o plano prevê indemnizações individuais entre os 6.000 e os 200 mil euros, além do acesso ao subsídio de desemprego e reforma.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.