Saúde do Centro garante resposta adequada no atendimento em casos de gripe

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 09 jan (Lusa) - Os hospitais e centros de saúde da região Centro têm mantido uma resposta adequada às necessidades assistenciais neste período de maior afluência devido à gripe, disse hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Citada em comunicado enviado à agência Lusa, a presidente da ARSC destaca a importância do planeamento de contingência, "que passa pela articulação existente entre cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários no âmbito do Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas (PCTEA) - Módulo Frio".

Rosa Reis Marques considera que a afluência às urgências no fim de semana passado foi normal, bem como o número de consultas nos centros de saúde.

"A medida acionada pela ARSC de abrir os centros de saúde de Coimbra, aos fins de semana, entre as 10:00 e as 18:00, até final de janeiro, revelou-se eficaz no primeiro fim de semana de 06 e 07, tendo sido realizadas 163 consultas em Coimbra e perto de 900 em todas as unidades do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego", refere o comunicado.

Segundo Rosa Reis Marques, "há eficácia nas medidas empreendidas, uma vez que as consultas da rede de cuidados de saúdes primários realizadas no passado fim de semana foram acompanhadas, designadamente em Coimbra, pela correspondente redução da procura das urgências hospitalares".

"As pessoas podem continuar a estar tranquilas, o movimento assistencial nas urgências hospitalares está a ser continuamente monitorizado, a afluência aos centros de saúde também, até ao momento está tudo a correr bem e as unidades estão preparadas para alargar a resposta em caso de necessidade", assegura a presidente da ARSC.

A responsável salienta a "resposta dada por todos os profissionais de saúde, que se prontificaram a reforçar a resposta da rede de serviços de saúde do Serviço Nacional de Saúde, a bem dos utentes, evitando deslocações desnecessárias e incómodas às urgências hospitalares e possibilitando uma resposta clínica mais criteriosa por parte da rede hospitalar".

A ARSC recomenda à população que, em caso de doença aguda, como a gripe, os cidadãos devem em primeira instância recorrer ao centro de saúde da sua área de residência ou aceder à linha Saúde 24, através do número 808242424, que faz a triagem, aconselhamento e encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação.

Perante as previsões de temperaturas baixas e queda de neve nas terras altas da região Centro, alerta-se os cidadãos para a necessidade de adotarem um conjunto de procedimentos que, mantendo o seu conforto térmico, previnam os efeitos do frio na saúde.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.