Menor agitação marítima em Ovar, União de Freguesias quer obras na costa

| País
Porto Canal / Agências

Ovar, 06 jan (Lusa) - As últimas 24 horas foram mais tranquilas na costa de Ovar, mas a União das Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente de Pereira exige medidas urgentes para defesa de bens e pessoas da linha de costa.

Em declarações à Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ovar admite que na costa "está tudo calmo porque as últimas vagas não foram tão altas como as de sábado para domingo e as marés vivas também foram mais suaves, sem causarem prejuízo".

"Há previsões de que as ondas voltem a ser mais elevadas ao fim da tarde, mas continua a haver escoamento da água e, afinal, o mar chegar cá acima é 'fruta da época'", afirma Carlos Borges.

Já o Executivo da União de Freguesias com sede em Ovar realça, em comunicado, que vem acompanhando "com muita apreensão o avanço do mar registado nos últimos dias na praia do Furadouro" e questiona as razões para "a ausência de medidas de protecção da costa ovarense".

O presidente da Junta, Bruno Oliveira, garante que os estragos na via pública resultam da "falta de intervenção e da ausência de obras de defesa" e assinala que "as principais vítimas são as pessoas que ali moram, a braços com avultados prejuízos".

O autarca promete, por isso, "diligenciar com carácter de urgência junto das entidades que tutelam o Ambiente", procurando assim debelar "o grave problema que se vive nas praias do concelho de Ovar".

Nos últimos dias, a União das Freguesias de Ovar, Arada, S. João e S. Vicente têm colaborado com as corporações locais de bombeiros e com os serviços da Proteção Civil na limpeza das artérias mais afetadas pelo mau tempo na Praia do Furadouro.

Essas operações têm consistido sobretudo na remoção de pedras e areias que, entrando nos coletores, podem obstruir as condutas de drenagem de águas pluviais.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.