Noite sem percalços em Espinho e Esmoriz, mas barreiras de contenção estão a ser reconstruídas

| Norte
Porto Canal / Agências

Espinho, 04 jan (Lusa) - Os bombeiros de Esmoriz e Espinho não registaram desde sexta-feira estragos significativos devido ao mau tempo, que teve como principal efeito a queda de iluminações natalícias na zona, mas as barreiras de contenção do mar estão a ser reconstruídas.

Em declarações à Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Espinho admite que o trabalho de prevenção e proteção realizado durante a madrugada e a manhã de hoje foi "mais tranquilo do que se estava à espera", mas garante que a corporação se manterá alerta.

"Houve um agravamento das condições a partir das três e meia da manhã, mas a nossa ação consistiu sobretudo em retirar água com motobombas", explica António Proença. "Mesmo hoje, o único estrago digno de nota foi a queda de algumas iluminações natalícias devido ao vento forte", acrescenta.

Com a ajuda do Regimento de Engenharia de Espinho e os técnicos da autarquia afetos ao serviço de Proteção Civil, estão, ainda assim, a ser reconstruídas as barreiras de contenção do avanço do mar erguidas nos últimos dias para prevenir os riscos associados a uma ondulação que continua a prever-se de oito metros de altura.

"As barreiras funcionaram bem e estamos a reconstrui-las, para continuarmos a contar com essa proteção", afirma António Proença.

Em Esmoriz, no concelho de Ovar, os trabalhos noturnos e desta manhã também correram melhor do que o que se antevia sexta-feira.

"O avanço do mar foi controlado, não houve nada de maior a registar e, mesmo com um pico, às cinco da manhã, correu tudo de forma pacífica", revela Sandro Amaral, do comando da corporação da cidade em que as inundações em casas do bairro piscatório costumavam ser frequentes.

"Vamos manter-nos em alerta", anuncia o bombeiro, "mas o mau tempo amainou e contamos que as coisas se mantenham normais".

AYC // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Habitação para os jovens? Eis as medidas do Governo

As medidas de habitação para os jovens vão ser aprovadas num Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, disse esta sexta-feira o ministro da Habitação, sublinhando que esta área não pode ser o "parente pobre" do Estado social.

Detido homem que esfaqueou a irmã de nove anos

Uma menina de nove anos foi esfaqueada esta sexta-feira à tarde em Novelas, Penafiel, e acabou por ser transportada para o Hospital de São João. Tal como o Porto Canal avançou, o suspeito é o irmão da criança, que já terá sido detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

Braga prepara-se para 72 horas "romanas" com 300 mil visitantes

A edição 2024 da Braga Romana, que vai decorrer de 22 a 26 de maio, contará com 72 horas de programação e perto de 200 atuações em seis palcos, contando atrair 300 mil visitantes, foi hoje anunciado.