UGT diz que Governo tem fixação pelos pensionistas

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 jan (Lusa) -- O dirigente da UGT José Abraão questionou hoje a aparente "fixação do Governo nos reformados e pensionistas", considerando incompreensível a decisão de alargar a Contribuição Extraordinária de Solidariedade a mais pensionistas e agravar os descontos para a ADSE.

Para José Abraão, que lidera a Federação Sindical da Administração Pública, o anúncio feito na quinta-feira pelo Governo visa "procurar ver se o Presidente da República deixa passar um corte das pensões a um nível mais baixo, através da CES (Contribuição Extraordinária de Solidariedade), do que aquele que já existia".

O sindicalista critica esta medida, considerando revelar uma "fixação enorme nos trabalhadores reformados e pensionistas da administração pública em concreto", que aponta para uma nova "redução do salário por intermédio da ADSE", o que é "completamente inaceitável".

"De cada vez que o Tribunal Constitucional chumba uma medida do Governo, as medidas que vêm a seguir são significativamente piores para os trabalhadores reformados e pensionistas da administração pública", referiu.

José Abraão espera que o Presidente da República "olhe, mais uma vez, para esta situação de que são sempre os mesmos a pagar a fatura".

Para chamar a atenção para a questão, lembrou o sindicalista, a UGT conta reunir com Cavaco Silva, depois de ter pedido uma audiência com caráter de urgência ao Presidente para debater o Orçamento do Estado para 2014, em que "naturalmente estas questões terão igualmente de ser tratadas".

O Governo anunciou na quinta-feira, depois de uma reunião do Conselho de Ministros, a intenção de alargar a aplicação da CES a mais pensionistas e agravar os descontos dos funcionários públicos para a ADSE, como forma de compensar o chumbo do Tribunal Constitucional à questão da convergência de pensões.

"Acho que é incompreensível e vamos procurar contestar estas medidas", garantiu José Abraão, lembrando que os reformados e pensionistas estão a empobrecer, parecendo "até que são os únicos responsáveis pela crise".

PMC // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".