MAI admite "sacrifícios muito penosos" mas necessários para terminar resgate

MAI admite "sacrifícios muito penosos" mas necessários para terminar resgate
| Política
Porto Canal

O ministro da Administração Interna (MAI) admitiu hoje que estão a ser pedidos "sacrifícios muito penosos" aos portugueses, mas que os mesmos são necessários para terminar o plano de resgate, cujo incumprimento seria mais gravoso.

"Os custos de não cumprimento deste memorando [resgate internacional] que foi imposto ao país e que terminará em meados de maio seriam incomparavelmente maiores do que aqueles que temos de suportar, e que são muitos", disse Miguel Macedo, à margem de uma visita oficial a Arcos de Valdevez.

Questionado pelos jornalistas sobre o alargamento da base de incidência Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) e do aumento as contribuições dos beneficiários da ADSE, opção tomada pelo Governo até aprovar uma "alteração duradoura" às pensões da Caixa Geral de Aposentações em pagamento, o ministro disse apenas ser "prematuro" comentar, em concreto, a medida.

"Não há ainda o recorte final da decisão", sublinhou Miguel Macedo, sobre a alternativa do Governo ao 'chumbo' do Tribunal Constitucional às questões da convergência de pensões, medida que valia 388 milhões de euros no Orçamento do Estado para 2014.

O governante fez questão de assinalar que esta decisão é tomada "em cima de um Orçamento do Estado que procede a um corte muito importante da despesa pública", de mais de 3,9 mil milhões de euros.

"Os sacrifícios que todos temos sido solicitados a fazer neste período muito difícil para o país são sacrifícios muito penosos", admitiu, confessando compreender a "insatisfação e a dificuldade de muitas pessoas" com "este tipo de decisões".

Ainda assim, Miguel Macedo garante as medidas até agora adotadas "nunca seriam tomadas se não fossem absolutamente essenciais" para permitir concluir o plano de assistência financeira internacional.

"Para que o país pudesse sair desta situação de resgate e pudesse estruturar em bases sólidas um crescimento no futuro como já está de resto a acontecer neste momento", rematou Miguel Macedo.

Em Arcos de Valdevez, o ministro lançou a obra de requalificação do quartel da GNR, que vai custar mais de 1,3 milhões de euros, realçando tratar-se de uma das 50 obras do género em curso ou a lançar pelo MAI em 2014.

"É um domínio que está muito carenciado e que vai exigir do país, para os próximos anos, de forma contínua, um investimento importante", explicou o governante.

A concretização desta obra resulta de um acordo entre a Câmara de Arcos de Valdevez e a Direção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna, que coordenou o projeto.

O Programa Operacional Regional (ON.2 Novo Norte), através de candidaturas apresentadas pelos municípios - o ministério não pode concorrer diretamente a estes fundos -, prevê 12 milhões de euros para a requalificação de edifícios da GNR e PSP em todo o país.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.