Sporting e FC Porto empatam a zero em Alvalade, para a Taça da Liga

| FC Porto
Porto Canal com FCPorto.pt

O Sporting e o FC Porto empataram hoje 0-0, em encontro da primeira jornada do Grupo B da terceira fase da Taça da Liga em futebol, disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

As duas formações repartem, assim, o comando do agrupamento com Marítimo e Penafiel, que hoje também se "anularam", num embate disputado no Funchal.

Os "dragões" acabaram o encontro reduzidos a 10 elementos, por expulsão do médio brasileiro Carlos Eduardo, que viu o segundo cartão amarelo aos 84 minutos.

O guarda-redes Fabiano, com um "mão cheia" de boas defesas, impediu hoje que o Sporting batesse o FC Porto, num encontro da primeira jornada do Grupo B da Taça da Liga de futebol que terminou empatado a zero.No Estádio de Alvalade, o guardião brasileiro, que substituiu o habitual titular Helton, realizou uma grande exibição, especialmente na segunda parte, impedindo várias vezes que os "leões" chegassem ao golo, que colocaria a formação de Leonardo Jardim no topo do agrupamento.

O médio Vitor teve mesmo nos pés, por duas vezes, já na parte final da segunda parte, a oportunidade de garantir a vitória para o Sporting, mas em ambas as ocasiões acabou por falhar.

Com Marcelo Boeck e Slimani na equipa titular, e Rui Patricio e Montero no banco, o Sporting não deslumbrou, mas fez o suficiente para somar uma vitória, perante um FC Porto, sem Lucho e Jackson, que esteve muito longe das suas melhores exibições.

Durante praticamente os 90 minutos, os campeões nacionais preferiram jogar em contenção, sem grande velocidade, com o claro objetivo de não saírem derrotados de Alvalade, enquanto a equipa lisboeta tomou mais riscos.

Depois de um início bastante equilibrado, Wilson Eduardo isolado fez brilhar Fabiano, aos 26 minutos, naquele que seria o ponto de partida para umas melhores exibições do guarda-redes brasileiro desde que ingressou no FC Porto, vindo do Olhanense.

O encontro teve muita luta a meio campo, com Fernando a "amarrar" André Martins, impedindo o cérebro "leonino" de construir mais jogadas, enquanto, do outro lado, William Carvalho fez vida "negra" a Carlos Eduardo.

Por isso mesmo, a partida não teve grandes lances de criatividade até aos 74 minutos, altura em que Fabiano foi "gigante" com três defesas seguidas.

Primeiro, o guarda-redes dos "dragões" impediu Carrilo, depois fez uma defesa quase impossível a remate de Montero, que já tinha rendido Slimani, e acabou a afastar um pontapé de Cedric.

Com este lance, o Sporting ganhou novo alento e protagonizou outra grande oportunidade para marcar, desta vez com Vitor a aparecer na "cara" de Fabiano, acabando o guardião por realizar nova fantástica defesa, aos 81 minutos.

O FC Porto ficou reduzido a 10 unidades, com Carlos Eduardo a ver duplo cartão amarelo, e o consequente vermelho, aos 84 minutos, e o Sporting voltaria até final a ter nova grande lance para marcar, de novo por Vitor.

Já nos descontos, o médio, que substituíra André Martins, apareceu em boa posição já dentro da área mas acabou por falhar o alvo.

Jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting - FC Porto, 0-0.

Equipas:

- Sporting: Marcelo Boeck, Cédric, Eric Dier, Marcos Rojo, Jefferson, William Carvalho, André Martins (Vitor Silva, 77), Adrien, Wilson Eduardo, Diego Capel (Carrillo, 67) e Slimani (Montero, 63).

(Suplentes: Rui Patrício, Maurício, Vitor Silva, Gerson Magrão, Montero, Carrillo e Diogo Salomão).

Treinador: Leonardo Jardim.

- FC Porto: Fabiano, Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Herrera (Lucho, 59), Fernando (Defour, 63), Varela, Carlos Eduardo, Licá e Ghilas (Jackson Martínez, 77).

(Suplentes: Bolat, Lucho, Josué, Jackson Martínez, Kelvin, Otamendi e Defour).

Treinador: Paulo Fonseca.

Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Carlos Eduardo (28 e 84), Adrien (54), William Carvalho (63), Carrillo (80), Varela (81) e Cédric (90+3). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Carlos Eduardo (84).

Assistência: 21.505 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.