Combate a 26 fogos faz subir número de operacionais no terreno para 3.600

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 out (Lusa) - Os meios no terreno continuavam a aumentar para combater os 26 grandes incêndios que se mantinham ativos às 04:00 de hoje, com a ANPC contabilizar 3.600 operacionais e 1.100 veículos por todo o país.

De acordo com a página oficial da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o maior incêndio continua a ser o da Lousã, distrito de Coimbra, com o número de meios a continuar a aumentar: 614 operacionais, apoiados por 178 veículos e um meio aéreo. Este fogo deflagrou às 08:40 de sábado e pelas 02:00 tinha duas frentes ativas.

O trânsito no IP3, entre Santa Comba Dão e Coimbra, continua cortado e foram acionados os planos de emergência distrital de Coimbra e municipal da Lousã.

Também nos dois incêndios no concelho de Alcobaça, distrito de Leiria, o número de meios no terreno continua a subir, para 482 operacionais e 246 meios terrestres. Recorde-se que os dois incêndios tiveram início às 13:50 e às 14:30 de domingo em Praia da Légua e Burinhosa, ambos na freguesia de Pataias e Martingança, e hoje tinham três frentes ativas.

O incêndio em Vale de Cambra, distrito de Aveiro, que teve início às 07:15 de domingo, continua com duas frentes ativas e a ser combatido por 334 operacionais, apoiados por 103 veículos, e o fogo na Sertã, distrito de Castelo Branco, estava a ser combatido por um total 228 operacionais, apoiados por 73 veículos.

Um total de 173 operacionais, apoiados por 49 veículos, tentavam apagar as chamas num incêndio em Tomar, distrito de Santarém, que deflagraram pelas 15:50. Este fogo tem duas frentes ativas e obrigou à evacuação de duas localidades, por precaução e devido ao "fumo muito intenso".

Os dois incêndios que continuam ativos em Mafra, distrito de Lisboa, na localidade de Jerumelo (freguesia de Milharado), e em Vila Franca do Rosário (freguesia de Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário) também continuam a ver os meios no terreno a subir: 277 operacionais e 78 veículos.

As chamas em Monção, que lavram há mais de 24 horas, estavam a ser combatidas por 160 operacionais e 44 veículos. O fogo tinha duas frentes ativas e obrigou ao corte da Estrada Municipal entre Longos Vales para Merufe.

O incêndio de Vouzela, distrito de Viseu, tinha três frentes ativas depois de ter deflagrado às 17:20 na localidade de Albitelhe (freguesia de Campia) e era combatido por 138 operacionais, com o auxílio de 42 meios terrestres.

Entre os incêndios ativos com mais de 100 operacionais, destaque ainda para o de Oliveira do Bairro (Aveiro), da Figueira da Foz, (distrito de Coimbra), de Guimarães (distrito de Braga), Seia (distrito da Guarda) e Sintra (distrito de Lisboa).

São ainda considerados fogos importantes pela Proteção Civil os fogos de Ribeira de Pena (Vila Real), Santo Tirso (Porto), Arganil (Coimbra), Resende e Cinfães (Viseu), Vieira do Minho (Braga) e Óbidos (Leiria).

Os fogos que estão em curso desde domingo provocaram pelo menos seis mortos: duas pessoas morreram em Penacova (distrito de Coimbra), uma na Sertã (distrito de Castelo Branco) e duas em Oliveira do Hospital (uma das quais foi atropelada). Uma sexta vítima mortal foi registada em Nelas (Viseu), tratando-se de uma pessoa que estava dada como desaparecida.

Em Nelas, uma outra pessoa continua desaparecida.

Os incêndios causaram também desde domingo pelo menos 25 feridos, seis dos quais graves, e, destes, quatro estão relacionados com um acidente na autoestrada 25 (A25), quando as pessoas tentavam fugir às chamas.

Várias habitações arderam, localidades foram evacuadas e estradas mantém-se cortadas.

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

SP (FYC/PMF) // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".