Ativado plano municipal de Proteção Civil em Monção

Ativado plano municipal de Proteção Civil em Monção
| Norte
Porto Canal com Lusa

O plano municipal de Proteção Civil de Monção foi ativado às 13h30 deste domingo devido ao incêndio que está a arder "com muita intensidade" daquele concelho do distrito de Viana do Castelo, avançou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Patrícia Gaspar, adjunta do comando nacional da ANPC, disse à agência Lusa que este fogo, que começou às 20h21 de sábado na localidade de Merufe, está "muito complicado" e "muito ativo".

Segundo Patrícia Gaspar, a localidade de Bela é a que apresenta "maior risco", estando a ser retiradas as pessoas mais expostas ao incêndio, mas ainda não foi evacuada esta aldeia.

Também estão a ser retiradas pessoas que moram no lugar do Cabo, próximo da povoação de Babita.

A ANPC dá conta de que este incêndio de Monção está ser combatido por 180 operacionais e 57 veículos, apoiados por dois meios aéreos, tendo já sido acionados dois grupos de reforço de Setúbal e de Lisboa.

A Estrada Municipal entre Longos Vales e Merufe está cortada, de acordo com a Proteção Civil.

Patrícia Gaspar disse ainda à Lusa que quatro bombeiros que estavam a combater este fogo sofreram ferimentos ligeiros, três deles por inalação de fumo e um por queda.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.